Comissão De Meio Ambiente Visita Parque Da Lagoa Das Bateias E Se Mobiliza Em Prol Da Revitalização Do Local

Na tarde desta segunda-feira, 16, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal realizou uma visita ao Parque Lagoa das Bateias, unidade de conservação do município. Durante a visita, os vereadores Denis do Gás (PSC) e Danillo Kiribamba (PCdoB), respectivamente presidente e membro da Comissão, puderam verificar as condições da localidade, assim como conversar com funcionários para saber quais dificuldades que estão sendo enfrentadas.

Os funcionários do Parque explicam que a lagoa recebe três canaletas pluviais que trazem, juntamente com a água da chuva, o lixo dos bairros circunvizinhos. Eles apontam também que há contaminação via lençol freático, devido a grande quantidade de fossas das residências mais antigas, localizadas próximas ao parque. Além disso, a Comissão pode verificar também:

•Falta de manutenção adequada da quadra, quiosques, ciclovia, e pista de caminhada;

•Redução do número de funcionários e fiscais patrimoniais;

•Fechamento, aos finais de semana, do Museu de História Natural.

Segundo informações, a redução do número de guardas patrimoniais e funcionários no local já vem acontecendo desde gestões anteriores. No entanto, foi intensificada após a prefeitura cancelar o pagamento de horas-extras. O fechamento do Museu aos sábados e domingos, dias de maior visitação, também está acontecendo por conta da falta de pagamento das horas-extras.

Denis do Gás(PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente, explica que os funcionários, assim como a população que frequenta o Parque, são as pessoas mais apropriadas para relatar os problemas da área. “Essa visita teve o objetivo de entender o que é preciso. A Lagoa está abandonada e precisa de uma atenção especial”, afirmou.

Ações Concretas – O vereador e membro da Comissão Danillo Kiribamba(PCdoB) informou que, em reunião com Geraldo Reis, secretário estadual de Meio Ambiente, solicitou uma equipe para a realização do estudo ambiental sobre a Lagoa das Bateias. “Também estive na Embasa pedindo uma solução para os esgotos clandestinos que a lagoa recebe”, completou.

Projeto de revitalização – Denis explica que para a revitalização do Parque é necessário que o governo municipal faça um projeto executivo, para a partir de então, começar a angariar recursos para a obra. “Esse não é só um compromisso dos vereadores da região, é preciso de todos para reforçar e cobrar a revitalização”, afirmou.

Kiribamba reforça que “sem projeto, não há revitalização”. Ele conta que pediu “socorro” ao governo do estado para o estudo ambiental, mas solicitou o projeto do governo municipal. “Pedimos também para a prefeitura, que tem competência e obrigação de fazer esse projeto executivo. Conversei com a secretária municipal de Meio Ambiente, ela pediu um tempo para a elaboração do projeto”, contou. “É uma obrigação da prefeitura, mas o vereador tem que cobrar e correr atrás de recursos também. Temos que estar todos unidos por Vitória da Conquista”, completou.

 

Fonte: Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Advertisement