OAB Conquista promove simpósio sobre combate à intolerância religiosa

Representantes e praticantes de várias religiões como adventistas, católicos, de matrizes africanas, espíritas, mórmons, dentre outras, estiveram no auditório da OAB entoando em uma só voz o combate à intolerância religiosa.

Com as excelentes palestras dos advogados e professores Maira Vida e Paulo Cézar Martins, a OAB manifestou defesa ao Estado Laico estabelecido pelo inciso VI do art. 5º da Constituição Federal .

 

A advogada Lilian se identificou como mórmon e disse estar maravilhada e emocionada com o evento, parabenizando a OAB de Vitória da Conquista pela iniciativa.

Já o pastor Eleazar Domini da igreja adventista disse que é louvável a iniciativa da OAB em defender a livre escolha e manifestação religiosa. “Como diretor do núcleo de liberdade religiosa da igreja adventista na região devo ressaltar a importância de um debate mais aprofundado sobre esses temas, ao passo que defendemos a todo custo o direito dessa livre manifestação”, ressaltou.

Mãe Graça, representando as religiões de matrizes africanas, destacou a importância da OAB como Casa das Liberdades, visando também assegurar a defesa das manifestações religiosas na prática.

O evento foi realizado por intermédio da Comissão de Promoção da Igualdade e da Escola Superior de Advocacia, sendo que cada debatedor expôs seu ponto de vista e permitiu que os participantes pudessem fazer perguntas sobre os assuntos.

Entre os temas, foram tratados o “Ódio religioso e legislação de proteção e defesa à liberdade religiosa no Brasil”; “A Lei nº 7716/89 e os crimes de ódio no Brasil: teoria e prática jurídica”; “Violência de gênero e contra a mulher motivada por intolerância religiosa: reflexos jurídicos”; e “Racismo religioso, colonialismo, colonialidade e o ordenamento jurídico brasileiro”.

Para a sessão de palestras e debates os convidados foram: Maíra Santana Vida, que é Conselheira Seccional da OAB-BA e Presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, juntamente com o professor e Doutor em Sociologia, Paulo César Borges Martins. Também compuseram a mesa o Presidente da OAB Subseção Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila; os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, Alexandre Garcia Araújo e Samuel Sousa Silva; e a Advogada Barbara Tigre Rocha.

Fonte: Facebook OAB Vitória da Conquista

Advertisement