16 de maio: Dia do Gari; Coordenador de limpeza presta homenagem.

Anualmente, o dia 16 de maio é lembrado em homenagem aos agentes de limpeza urbana. Popularmente denominado Gari, a profissão ainda não é regulamentada por lei, e assim são chamados em referência ao Francês Aleixo Gary, que em 1885 foi contratado pelo Governo do Rio de Janeiro para fazer a limpeza de praias e levar o lixo coletado para a Ilha de Sapucaia. Serviço este que foi prestado por sete anos e, pela forte atuação nesse período, os agentes de limpeza que trabalharam com Gary passaram a ser chamados de “Gari”.

Atualmente, tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o Projeto de Lei do Senado (PLS) n° 464, de 2009 que propõe a regulamentação da profissão. O texto, entre outra disposições, dá a profissão a nomenclatura “agente de coleta de resíduos, de limpeza e de conservação de áreas públicas”.

Esses profissionais são responsáveis por manter as cidades limpas. Além de proporcionar melhor qualidade de vida a população, a coleta de resíduos e  limpeza de logradouros públicos preservam o meio ambiente e evitam a proliferação de doenças.

Ainda há outro PLS, n° 577, de 2011,  em tramitação no Senado que propõe aposentadoria especial de 25 anos para estes profissionais, pois, segundo a proposta, eles ficam expostos à condições de extrema insalubridade, como agentes nocivos, animais peçonhentos, materiais contaminados etc.

Em Conquista, o atual Coordenador da limpeza pública, Joaquim Ernesto – popular Sargento Quincão -, emitiu um texto homenageando os profissionais que atuam no município. Veja:

Hoje, 16 de maio, é Dia do Gari. Tenho um enorme respeito e admiração pelos (as) garis. Admiração esta que cresceu após a minha Coordenação na Secretaria de Limpeza Pública, na gestão municipal de Herzem Gusmão.

Uma profissão destaque que merece valorização. Um agente público da maior importância neste sistema em que a sustentabilidade é o tema da vez. “Cidade Limpa não é a que mais se varre, mas é a que menos se suja”.

Parabéns, Gari! Graças a vocês nossas ruas estão mais limpas e nossa cidade mais bonita.

Advertisement