Licitação para plano de saneamento básico está prestes a sair

Com recursos empenhados e projeto encaminhado à Caixa Econômica Federal, a autorização para abertura de licitação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Macaúbas está prevista para acontecer ainda neste mês de junho.

A boa notícia foi obtida pelo deputado federal Waldenor Pereira junto ao diretor de Saneamento Urbano, Geraldo Senna Luz, e a engenheira sanitarista e ambiental Vanessa Brito, em reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura  Hídrica e Saneamento (SIHS). O parlamentar esteve acompanhado de comitiva de Macaúbas, formada pelo secretário municipal de agricultura, Gilberto Agostinho da Silva, o vereador Valmir, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saneamento, Alessandra, e o advogado e militante ambiental, Tarcísio.De acordo com o diretor e a engenheira da secretaria, já estão empenhados os recursos de emenda parlamentar de autoria de Waldenor Pereira, destinados ao Plano de Saneamento Ambiental de Macaúbas. Também o projeto foi concluído e encaminhado à Caixa, que deve autorizar a abertura de licitação neste mês.  Na oportunidade do encontro com Geraldo Luz e Vanessa Brito, na segunda-feira (04), o deputado e a comitiva macaubense cobraram também o reinício da obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), paralisada a anos,mas foram orientados a tratar da questão diretamente com a Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO É PRIORIDADE

 

Waldenor e o grupo de Macaúbas também foram recebidos na CONDER pelo diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Airton Maia, logo após a visita à SIHS. Eles  foram reforçar a demanda já apresentada pelo Deputado Waldenor, pela imediata retomada da obra.O Diretor informou que o órgão está avaliando o que foi feito da obra da ETE, na perspectiva de elaborar novo orçamento, já que a decisão do governo do estado é a de concluir a Estação.Se reajustado pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC),tendo como base o mês de Fevereiro, a obra já alcançaria o valor de R$5.034.402,00. A ETE atende à uma das quatro premissas do saneamento básico, que é o tratamento de resíduos sólidos. As demais são: abastecimento de água, drenagem, e esgotamento sanitário.“O governador Rui Costa já manifestou o interesse em concluir essa antiga obra e, por isso, estamos lutando para que isto aconteça o mais breve possível”, reforçou,Waldenor.

Finte: Nildo Freitas

Advertisement