Envolvidos na morte da pastora Marcilene e sua sobrinha tem prisão preventiva novamente decretada

Nesta segunda-feira (18), o Juiz de Direito Reno Viana Soares, da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista – Bahia, decretou novamente a Prisão Preventiva do pastor Edimar da Silva Brito, Fábio de Jesus Santos e do vigilante Adriano Silva dos Santos, em decisão de pronúncia que determinou que todos eles sejam julgados pelo Tribunal do Júri.

Eles são acusados dos assassinatos da Pastora Marcilene Oliveira Sampaio e da sobrinha dela Ana Cristina Santos Sampaio, crimes ocorridos em Vitória da Conquista, no dia 19 de janeiro de 2016.

Segundo o Promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira, que assinou a Denúncia contra os acusados, o motivo dos crimes teria sido “a saída de vários fiéis da igreja de Edimar para seguir a vítima”.

Em 2017, por determinação do Tribuna de Justiça da Bahia, através da sua Primeira Câmara Criminal, sendo Relator o Desembargador Nilson Castelo Branco, em Salvador, Edimar da Silva Brito e Fábio de Jesus Santos foram soltos e a condenação do Vigilante Adriano Silva dos Santos a 30 anos de reclusão foi anulada.

Por força da decisão desta segunda-feira, Fábio de Jesus Santos e o Vigilante Adriano Silva dos Santos já estão presos em Vitória da Conquista, já Edimar da Silva Brito encontra-se foragido.

“CASO DOS PASTORES” – CRONOLOGIA

JANEIRO DE 2016.

– A POLÍCIA CIVIL prende o Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO, o Pastor FABIO DE JESUS SANTOS e o Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS, indiciados como autores dos assassinatos da Pastora MARCILENE OLIVEIRA SAMPAIO e da sobrinha dela ANA CRISTINA SANTOS SAMPAIO, crimes acontecidos em Vitória da Conquista – Bahia, no dia 19 de janeiro de 2016.

– O Inquérito Policial é presidido pelo Delegado de Polícia NEUBERTO COSTA SOUZA.

FEVEREIRO DE 2016.

– O MINISTÉRIO PÚBLICO oferece Denúncia contra o Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO, o Pastor FABIO DE JESUS SANTOS e o Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS, acusados dos assassinatos da Pastora MARCILENE OLIVEIRA SAMPAIO e a sobrinha dela ANA CRISTINA SANTOS SAMPAIO.

– O Promotor de Justiça JOSÉ JUNSEIRA ALMEIDA DE OLIVEIRA, que assina a Denúncia, afirma textualmente que o motivo dos crimes teria sido “a saída de vários fiéis da igreja de Edimar para seguir a vítima”.

AGOSTO DE 2016.

– O Juiz de Direito RENO VIANA SOARES, da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista – Bahia, PRONUNCIA o Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO, o Pastor FABIO DE JESUS SANTOS e o Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS, determinando que sejam julgados pelo TRIBUNAL DO JÚRI.

OUTUBRO DE 2016.

– O Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS é julgado pelo TRIBUNAL DO JÚRI em Vitória da Conquista – Bahia, sendo condenado a 30 (trinta) anos de reclusão, em regime fechado.

JUNHO DE 2017.

– O Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO é solto por determinação do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, através da sua Primeira Câmara Criminal, sendo Relator o Desembargador NILSON CASTELO BRANCO, em Salvador – Bahia.

AGOSTO DE 2017.

– O Pastor FABIO DE JESUS SANTOS é solto por determinação do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, através da sua Primeira Câmara Criminal, sendo Relator o Desembargador NILSON CASTELO BRANCO, em Salvador – Bahia.

SETEMBRO DE 2017.

– O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, através da sua Primeira Câmara Criminal, sendo Relator o Desembargador Substituto MOACYR PITTA LIMA FILHO, em Salvador – Bahia, confirma a PRONUNCIA do Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO, determinando que ele seja julgado pelo TRIBUNAL DO JÚRI em Vitória da Conquista – Bahia.

DEZEMBRO DE 2017.

– O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, através da sua Primeira Câmara Criminal, sendo Relator o Desembargador NILSON CASTELO BRANCO, declara a NULIDADE integral da PRONÚNCIA do Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO, do Pastor FABIO DE JESUS SANTOS e do Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS, anulando o julgamento do TRIBUNAL DO JÚRI realizado em outubro de 2016.

JUNHO DE 2018.

– O Juiz de Direito RENO VIANA SOARES, da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista – Bahia, novamente PRONUNCIA o Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO, o Pastor FABIO DE JESUS SANTOS e o Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS, determinando que todos sejam julgados pelo TRIBUNAL DO JÚRI, decretando novamente a PRISÃO PREVENTIVA de todos eles.

– O Pastor FABIO DE JESUS SANTOS e o Vigilante ADRIANO SILVA DOS SANTOS já estão presos em Vitória da Conquista.

– O Pastor EDIMAR DA SILVA BRITO encontra-se foragido.

 

Fonte: Nildo Freitas

Advertisement