Inaugurada sala da Advocacia no Conjunto Penal de Vitória da Conquista

Uma cerimônia com a participação de dezenas de advogados e advogadas, autoridades civis e militares marcou a inauguração da Sala da OAB no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O evento ocorreu na última quinta-feira (21).

A inauguração foi acompanhada, dente outros, pelo secretário-geral da Seccional Bahia, Carlos Medauar, pelo chefe de gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Carlos Sodré, pelo diretor do presídio, Capitão Gilberto Filho e pelo presidente da OAB Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, que conduziu o ato homenageando a memória do advogado Coriolano Souza Sales, cujo nome intitula a sala.

Coriolano Souza Sales foi uma das figuras mais atuantes em defesa da garantia das prerrogativas e da assistência aos advogados baianos, fazendo parte do grupo que fundou a Subseção da OAB de Vitória da Conquista, tendo sido o seu primeiro presidente, além de dirigir a Assembleia Constituinte Estadual.

Carlos Sodré, que representou o secretário Nestor Duarte, afirmou que o ato era um momento histórico, pois resgatava a memória do ex-deputado Coriolano Souza Sales, mas também porque simbolizava a dignidade do profissional que atende seus clientes encarcerados naquela unidade.

Já o secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, afirmou que a OAB Seccional da Bahia vem desempenhando diversas atividades para a valorização da Advocacia baiana. “Já construímos cinco sedes novas, reformamos outras 18 e vamos chegar ao final da gestão com 75 salas de advogados reformadas e entregues em todo o estado.” informou.

Para o presidente da OAB de Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, o espaço operacionalizará de forma eficiente o cotidiano do trabalho dos advogados e advogadas. “A OAB é a casa das liberdades e os advogados e advogadas, no exercício do seu munus, que é público, desenvolve esse trabalho observando os direitos humanos, assegurando o contraditório, a ampla defesa, velando pelas garantias constitucionais. Tenho certeza que esse espaço servirá para que todos possam desenvolver sua atividade com muita dignidade.” afirmou. A família de Cori foi representada pelo Sr. Messias Carvalho.

Advertisement