Anvisa suspende medicamentos para tratar HIV e herpes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta sexta-feira (6) três medicamentos por problemas de qualidade. Dois casos se referem a apenas um lote específico e outros são para todos os produtos de uma empresa.

O lote 17080002 de Lafepe Zidovudina do xarope 10mg/ml, com data de fabricação 08/2017 e validade 08/2019, utilizado para tratamento de portadores do vírus HIV, foi proibido depois que foram encontrados partículas estranhas pela própria fabricante. As demais unidades estão liberadas.
Foi suspenso também o lote B16L1470 (validade 11/2018) do medicamento Heclivir (aciclovir), de 200 mg, em comprimidos. O produto é utilizado para tratar herpes e é fabricado pela Brainfarma Indústria Química Farmacêutica. Ele foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal e tinha problemas nos ensaios e nos rótulos. A empresa terá que recolher o produto. Já a empresa Theodoro F Sobral & Cia perdeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação. Com isso, todos os seus medicamentos foram banidos do mercado.

Advertisement