Começa resgate de meninos presos em caverna na Tailândia; dois são retirados

Uma equipe internacional de socorristas retirou dois dos garotos presos em um complexo de cavernas na Tailândia, disse à agência de notícias Reuters o diretor do departamento de saúde de Chiang Rai, Tossathep Boonthong, que também faz parte da equipe de resgate.

Eles foram tratados numa tenda médica instalada na entrada da caverna e serão levados ao hospital. Duas ambulâncias acabam de deixar o parque.
 As autoridades decidiram começar na manhã deste domingo a arriscada operação para tirar 12 garotos e seu técnico de futebol de um complexo de cavernas na Tailândia – onde eles estão presos há duas semanas – com receio de que a dificulte ainda mais a situação.

Eles estão chamando a operação de “Dia D”, e dizem que os garotos estão saudáveis e prontos para serem retirados de lá pelos mergulhadores experientes que vêm levando suprimentos e assistência médica para eles há dias.

O grupo está na saliência de uma rocha 4 km adentro do complexo Tham Luang, o quarto maior do país. Fortes chuvas estão previstas para este domingo na província de Chiang Rai, onde fica a caverna – e ela já começou.

As autoridades vinham tentando escoar o máximo de água possível do local para viabilizar um resgate sem a necessidade de mergulho, mas eles decidiram que não podem mais esperar. Neste momento, o nível de água na caverna é o menor desde que o grupo foi encontrado, há dez dias. O risco é que as chuvas voltem a fazer esse nível subir.

Os mergulhadores vinham ensinando aos 13 na caverna como respirar embaixo d’água e como usar o equipamento de mergulho. O mais importante agora, dizem eles, é evitar “pânico”. * Terra

Moradores locais se reuniram em memorial organizado na igreja de Chiang Rai para rezar pela segurança do grupo de garotos

Foto: Reuters / BBC News Brasil

Advertisement