Esaú Matos: Curso de Doulas Voluntárias entra na parte prática

Cuidar e ajudar outra mulher que está dando à luz são tarefas que exigem não apenas conhecimento teórico, mas, principalmente, prático. Por isso, as mulheres que participam da segunda turma do Curso de Doulas Voluntárias, oferecido pelo Hospital Municipal Esaú Matos, deram início neste mês de julho à aprendizagem prática do curso.

Ao longo de 144 horas, divididas em plantões semanais, as alunas vão vivenciar o que aprenderam em sala de aula. “Este é o momento de aplicar com a gestante o que foi trabalhado na teoria. Elas vão visualizar, por exemplo, como é a parte fisiológica da gestação, o trabalho de parto, como a gestante se comporta e utilizar os métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como massagens e óleos com aroma”, contou a enfermeira obstétrica, Christianne Schettini.

E essa interação não só com a gestante, mas também com o acompanhante e a equipe médica no Centro Obstétrico é fundamental para que a doula, hoje em treinamento, esteja preparada para melhor acolher a gestante, quando voluntária. “Cada mulher chega com uma demanda específica, com sua história de vida e a doula, além de trazer cuidado e conforto, acaba sendo o elo entre gestante, familiares e equipe”, reforçou Christianne.

É por isso que Maria do Socorro, uma das doulas em treinamento, quer aproveitar cada minuto dessa vivência prática. “As aulas teóricas foram necessárias para iniciarmos a prática com mais segurança e empoderamento. E este momento está sendo fundamental. Estamos vendo que tudo o que foi falado é real, que cada gestação é diferente. A cada dia é um novo aprendizado. Estou maravilhada! Para mim, este curso trouxe uma renovação de vida”, contou.

Nesta tarefa de acolher e ajudar no trabalho de parto, as doulas em treinamento também estão contando com o apoio e conhecimento daquelas formadas na primeira turma. Abdiele Trindade é uma delas. “Essa troca de conhecimentos está sendo bem interessante. O que aprendemos no curso, aplicamos aqui. Então, essa é a hora de esclarecerem as dúvidas para que a gestante tenha o parto da melhor e mais respeitosa forma possível”, enfatizou a doula voluntária.

Entre aulas teóricas e práticas, o grupo formado por trinta mulheres de Conquista e cidades vizinhas terão vivenciado 224 horas de aprendizado. Em seguida à etapa prática, elas recebem o certificado de conclusão de curso e podem se cadastrar como voluntárias para proporcionarem conforto físico e emocional às gestantes que dão à luz no Esaú Matos.

O Curso de Doulas Voluntárias é mais uma estratégia do hospital para a humanização do parto e é realizado em parceria com o Grupo de Apoio ao Parto Humanizado e à Maternidade Ativa – Cirandeiras e com a Secretaria Municipal de Saúde.

Advertisement