Prefeitura e Sebrae realizam novo encontro para avaliar evolução do Programa Cidade Empreendedora

Nesta terça-feira (31), aconteceu o terceiro encontro entre a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  para discutir o Programa Cidades Empreendedoras. Na ocasião, foi avaliada a evolução do programa e apresentado o diagnóstico do município e das evidências dos avanços consolidados. Além disso, foi concluído o trabalho de composição e agenda de trabalho das comissões. São elas: Compras Estratégicas, Compra da Agricultura PAA/PNAE, Redesimples, Sala do Empreendedor/ Sac Municipal, Cultura Empreendedora e Energia.

O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso, reafirmou o apoio e o incentivo que o prefeito Herzem Gusmão tem dado à parceria da Prefeitura com o Sebrae. Um dos resultados desse  relacionamento é a elaboração do Decreto, em fase final para publicação, que cria o Plano Municipal de Desenvolvimento e o Comitê Gestor, cujo objetivo é planejar e colocar em prática as ações do Programa Cidade Empreendedora.

De acordo com o secretário, essas medidas vêm para promover o desenvolvimento econômico e social do município, pois ele está diretamente relacionado às políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. Nesse sentido, como destaca como exemplos bem sucedidos as cidade de Maringá, Florianópolis e tantas outras.

“É sabido que uma cidade com essas características conta com um sistema de educação mais eficiente, com baixo índice de desemprego e ações claras para promoção do ambiente de negócios – e é isso que queremos e almejamos para Vitória da Conquista”, afirma Cláudio.

O secretário acrescenta que, em um ambiente de negócios atrativo, com amplas oportunidades e sem entraves burocráticos, as empresas se estruturam melhor, pois contam com condições para crescimento. Com isso, elas trazem uma série de benefícios, como aumento da receita através de impostos, oferta de produtos e serviços de qualidade e oferta de empregos. Para o setor público, cria melhores condições de implementar políticas sociais – sem implicar no aumento de taxas e impostos, e sim promovendo o dinamismo econômico e ampliando a base de arrecadação.

A gerente regional do Sebrae, Josinete Viana, considera o encontro mais um importante passo do programa Cidade Empreendedora. Ela explica ainda alguns dos objetivos do projeto: “Ele visa apoiar a Prefeitura na questão de dinamizar o ambiente de negócios, reconhecendo a importância dos pequenos negócios na conjuntura econômica de Conquista.”

Ela acrescenta que o Sebrae traz esse programa ao município para ajudar a Prefeitura a facilitar os seus processos na desburocratização. “Melhorar esse ambiente, para que possamos ter aqui empresários que contribuam ainda mais, facilitar a chegada de novos empreendedores, e também o dinamizar os que aqui já estão”, afirma. E completa: “Hoje tivemos a  validação do diagnóstico, que é o retrato de qual é a situação do município frente a alguns eixos previstos na legislação da micro e pequena empresa. Agora, iniciamos os trabalhos com cada um dos grupos e eixos, para que possamos realmente melhorar esse ambiente de negócios.”

Programa Cidade Empreendedora – O Programa Cidade Empreendedora é uma estratégia de convergência de esforços e recursos, que envolve diretamente a participação de secretarias e órgãos da Prefeitura e representantes da sociedade civil organizada, fortemente pautada na governança local. Por meio da implementação de comitês gestores e núcleos de execução, são determinadas diretrizes e operacionalização de ações para concretizar os objetivos almejados pelo poder público e pela comunidade, sobretudo, nos aspectos que dizem respeito à melhoria do ambiente de negócios e do fortalecimento do empreendedorismo.

Na primeira etapa, o Programa foi apresentado ao prefeito Herzem Gusmão, em um evento com a participação de diversos secretários. A Prefeitura aderiu e autorizou o início do desenvolvimento da sua metodologia.

Já na segunda reunião, foi realizado o Workshop de alinhamento e aplicação do diagnóstico do município. A atividade trouxe informações sobre a funcionalidade do Programa e a retratação do ambiente local, com os pontos críticos e forças, identificando as ações já implementadas ou não pelo município, em prol da melhoria do ambiente de negócios. Com isso, foram definidos os principais temas e eixos estratégicos a serem trabalhados, além de formadas as comissões para desenvolvimento das tarefas futuras.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement