Bairro Legal leva ações de governo para comunidades rurais

Jocimar Almeida estuda Agronomia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e para chegar até lá basta caminhar ou dirigir por quatro quilômetros. É que ele mora na Vila do Bem Querer, uma comunidade rural bem próxima do polo educacional que, segundo Jocimar, não tinha serviços básicos. “Há muito tempo somos esquecidos e nesta administração nós estamos sendo lembrados, haja vista essa boa obra que está sendo feita. A gente está comemorando”, fala o morador.

E essa satisfação é justificada: a segunda edição do Mutirão Bairro Legal esteve na Vila do Bem Querer, Parque Imperial e nos assentamentos Santa Marta e Amaralina. Durante cinco dias, dois quilômetros de ruas foram recuperadas com patrolamento e cascalhamento, além da abertura de novas vias, roçagem, limpeza dos espaços públicos, operação cata-bagulho, melhorias nos pontos de iluminação das vias, trabalhos de poda, plantio de mudas de árvores nativas e inserção de bancos pelas localidades.

Além desses serviços, projetos como Horta Comunitária, Educarte e Palmas para Conquista farão parte das atividades integradas ao Programa Educativo Pré-Escolar (Pepe) Bem Querer. Programa que atende 75 crianças entre quatro e 11 anos de idade.

Nesta sexta-feira (3), o prefeito Herzem Gusmão, acompanhado de secretários municipais, visitou o projeto socioeducacional, reafirmando o interesse da Prefeitura em manter parceria com a unidade. O gestor também aproveitou para vistoriar as ações realizadas e sugerir outros serviços, a exemplo da sinalização da ponte sobre o Rio Catolé, próximo ao Santa Marta.

“Estamos aqui em uma ação de governo, movimentando várias secretarias. O Bairro Legal, assim como o Prefeitura Móvel e o Gabinete Itinerante Rural, é uma forma de deixarmos o conforto das salas e caminharmos nos bairros periféricos e na Zona Rural para que possamos levar governo. Sinto a equipe empolgada em realizar e a população que recebe as ações da Prefeitura. Estamos contando verdadeiramente com as bênçãos de Deus”, declarou Herzem Gusmão.

Para a coordenadora da unidade do Pepe Bem Querer, Thea Mara Nogueira, os serviços realizados no local foram importantes e aguarda com expectativa as ações na instituição: “A Prefeitura está apoiando este trabalho aqui com algumas propostas interessantes para a comunidade. Já o trabalho que foi feito na rua facilitou bastante a acessibilidade, pois quando precisávamos de ônibus para deslocar as crianças tínhamos dificuldade.”

Uma das atividades já começa na próxima segunda-feira (6) quando a equipe de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico realiza uma reunião com os pais com o intuito de oferecer uma oficina de artesanato.

O Bairro Legal abrange as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Agricultura.

Fonte: Resenha Geral

 

Advertisement