Tratamento humanizado é diferencial na Unacon do Samur

Com pouco mais de um ano em funcionamento e oito meses de convênio com a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Samur já conseguiu mudar a realidade de muitos pacientes da região. Atendimentos que antes só eram possíveis na capital do estado, como os casos de câncer de cabeça e pescoço, por exemplo, agora já podem ser feitos aqui e, o que é melhor, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em menos de oito meses, a unidade já tinha realizado um total de 37.126 atendimentos ambulatoriais e mais 655 internações. Um total de 37.781 procedimentos. São pacientes que chegam à Unacon vindos de toda a região de Vitória da Conquista. De acordo com o cirurgião oncológico, Dr. Leonel Vilas Boas, eles são encaminhados pela Rede de Atenção Básica, através da Central de Regulação de Vitória da Conquista, quando há suspeita ou diagnóstico de doença oncológica. Ele explica: “A Prefeitura, através da Central, encaminha o paciente para uma das duas Unacon da cidade: a do Hospital de Base ou, agora, a do Samur. Aqui, ele vai passar por uma avaliação médica, que vai definir qual o melhor tratamento inicial: cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou alguma combinação entre elas.”

A Unacon do Hospital Samur possui um corpo clínico formado por médicos especialistas em diversos tipos de câncer: coloproctologia, cabeça e pescoço, ginecologia, mastologia, torácica, urologia e cirurgia oncológica, para casos específicos, neurocirurgia. Segundo o responsável técnico pela Unacon do Samur, Dr. Fábio Neves, a unidade se propõe a oferecer aos pacientes a integralidade na assistência, o que implica na busca pela excelência no tratamento dispensando. “A Unacon do Samur hoje dispõe de toda a qualidade necessária para o tratamento do paciente oncológico, seja de convênio ou do SUS. Buscamos oferecer o tratamento individualizado, de forma humanizada, tentando entender as necessidades de cada paciente, tentando oferecer aquilo que temos de melhor”, declara.

O tratamento diferenciado e humanizado já tem refletido na satisfação de quem é atendido pela Unacon do Samur. Verena de Oliveira Santos, 31, vem de Itapetinga para as sessões de radioterapia na unidade. “Como na minha cidade não tem nenhum tipo de tratamento, venho fazendo o tratamento aqui em Conquista desde novembro do ano passado. Fiz a quimioterapia e a cirurgia em outro hospital, e agora estou terminando com a radioterapia aqui no Samur. A médica pediu pra eu vir diretamente no Samur, que é o melhor para eu terminar o tratamento e não ter problema nenhum, e já estou terminando, graças a Deus!”, conta Verena.

Eliane vem de Caetanos realizar o tratamento na Unacon do Samur

Outra paciente da Unacon do Samur é Eliane Fernandes da Silva, 29. A jovem é de Caetanos, município vizinho, e vem pra o tratamento semanalmente. “Eu sinto a mesma coisa de ser particular. É muito bom, gosto muito. Aqui todos tratam a gente muito bem, tudo é bem feito, não tenho do que reclamar. Agradeço a todos por tudo”, diz Eliane.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement