Caps AD III realiza Semana de Combate ao Tabagismo

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data tem como objetivo sensibilizar a população, de uma forma mais intensificada, a respeito dos danos causados pelo tabaco. Para lembrar a data, durante a próxima semana, o Caps AD III trabalhará a temática do Tabagismo em todos os seus atendimentos individuais e em grupo, em forma de sala de espera.

A culminância se dará no dia 31 de agosto, com o início de um novo grupo de Tratamento para o Tabagismo.

O Tabagismo ainda é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS também entende que o tabagismo é um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas, como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema.

Neste ano, o Caps AD III está trabalhando de forma especial a sensibilização relacionada ao Tabagismo Passivo, que é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, produtores de fumaça, por pessoas que não fumam e inalam a fumaça, respirando as mesmas substâncias que um fumante.

A fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde de forma homogênea no meio ambiente contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

O tabagismo passivo pode causar reações alérgicas, como rinite, tosse, conjuntivite, asma, infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica em adultos expostos por longos períodos. Em crianças, aumenta o número de infecções respiratórias.

Atualmente, o tratamento do Tabagismo é regulado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e é baseado na abordagem cognitiva comportamental, possibilitando que o tratamento ocorra em grupo e individualmente.

O Caps AD III é o ponto de atenção da saúde que atende aos casos complexos de Tabagismo. Além disso, no momento, todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana do município de Vitória da Conquista estão capacitadas e habilitadas a realizar o tratamento com o apoio do Caps AD III. 

Fonte: Inca/Ministério da Saúde

Advertisement