Prefeitura e empresa argentina discutem sobre projeto de distribuição de gás natural

Em atendimento no Gabinete Itinerante instalado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida na tarde dessa quinta-feira, 30, durante a Exposição Conquista, o prefeito Herzem Gusmão recebeu a visita de Horácio Andrés, vice-presidente da Galileo Technologies. A empresa, sediada na Argentina e presente em vários países, dedica-se a atividades relacionadas ao manuseio do gás natural.

Como a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) está construindo o Gasoduto Sudoeste, obra com 300 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Ipiaú e Brumado (passando por Jequié), e a Galileo atua em conjunto com a empesa baiana, Andrés sugeriu ao governo municipal a ideia de instalar em Vitória da Conquista uma unidade que se dedicaria para processamento e distribuição de gás natural.

Explica-se: enquanto as obras do gasoduto não forem concluídas, o gás natural tem de ser transportado até os seus consumidores por meio de métodos alternativos. Um desses métodos, indicados para distâncias superiores a 250 quilômetros (caso de Brumado), é o que se chama de liquefação do gás natural – ou seja, transformar o gás em líquido e transportá-lo em caminhões, através das rodovias.

Dessa forma, o gás seria conduzido na forma líquida até a unidade a ser construída em Vitória da Conquista. Aí, ele passaria por outro processo, sendo novamente transformado de volta ao seu estado natural. E, daí, seria finalmente levado às indústrias mineradoras que já estão instaladas em Brumado – futuras destinatárias do gasoduto.

“Estamos trabalhando conjuntamente com a Bahiagás para poder atender a esses consumidores de Brumado, adiantadamente à chegada do gasoduto que a Bahiagás está construindo para atender Brumado”, explicou Andrés. “A ideia de trazer o gás para Conquista ganhou um potencial alto. Porque, existindo os clientes âncora em Brumado, podemos estar passando por Conquista e criar uma distribuição na cidade”.

“Emprego, renda e desenvolvimento’ – Nesse projeto, caberia à Prefeitura, portanto, facilitar os processos para a eventual instalação da nova unidade no município. E a ideia despertou interesse no governo municipal. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Cláudio Cardoso, acredita que o projeto poderia beneficiar não apenas os consumidores de Brumado, mas também as indústrias instaladas em Vitória da Conquista, que se interessassem pelo uso do gás natural.

“Do ponto de vista estratégico, para Vitória da Conquista, é muito importante. Seria uma fonte nova de energia com um custo mais interessante, e que poderia estar criando oportunidade para novas indústrias se instalarem no município, aproveitando essa fonte alternativa. E criando a oportunidade de algumas empresas, que já gostariam de utilizar e que, hoje, sem essa tecnologia, sem essa logística dessa empresa desse porte, é inviável”, acredita Cardoso.

O secretário acredita que a unidade distribuidora atenderia, num primeiro momento, as indústrias locais, a fim de “ampliar o parque industrial e a geração de emprego e renda e o desenvolvimento do município”. Os outros segmentos, segundo ele, poderiam ser contemplados em seguida.

‘Potência’ – Após ouvir a proposta, apresentada por Andrés e intermediada por Cardoso, o prefeito Herzem Gusmão pensou a respeito dos reflexos futuros da empreitada, valendo-se de informações e números fornecidos pelo empresário.

“Brumado passa a ser um grande aliado, porque, se Conquista consome hoje 17 mil metros cúbicos de gás natural por dia, lá o consumo, só da Magnesita, será 240 mil metros cúbicos por dia. Agora, até esse duto de Jequié passar a funcionar, daqui a cinco anos, Conquista vai se fortalecer e vai consolidar como uma potência em relação à distribuição. Portanto, eu digo que é bênção de Deus a possibilidade da chegada dessa unidade da Galileo”, analisou o gestor.

Agora, o Governo Municipal pretende se reunir com representantes da Bahiagás para que a ideia da unidade distribuidora possa prosseguir até que, futuramente, seja viabilizada. “Vai depender apenas da Bahiagás. Nós também esperamos que a Bahiagás dê esta contribuição à cidade, que avança, que cresce e que precisa muito desse investimento”.

 

Fonte: PMVC

Advertisement