Edigar Mão Branca (PV) lança candidatura hoje

Segundo o forrozeiro, e ex-deputado federal, Mão Branca (PV) ele escolheu essa data por acreditar que assim estaria fazendo “uma homenagem à verdadeira Independência do Brasil, que é a tão sonhada independência da atual política existente em Brasília”.

“Perdi a vergonha e encontrei a coragem necessária para mais uma vez lutar pela política que sonhamos para os nossos filhos” disparou o filho do Seu Exupério Evangelista dos Anjos e Dona Ridalva Viana Brito, em sua carta de lançamento de campanha.

Edigar Mão Branca nasceu no Lodo das Jegas, zona rural de Macarani no centro-sul baiano, onde estudou, participou do movimento estudantil, grupos de teatro, além de trabalhar em emissoras de rádio como locutor. Ganhou o apelido, que hoje é seu nome artístico, graças ao vitiligo que lhe afeta as mãos. Mão Branca se tornou um forrozeiro de sucesso com mais de dez discos lançados.

Vida política

Filiado desde 2003 ao Partido Verde, presidiu a legenda em Itapetinga; concorreu em 2006 a uma vaga como deputado federal, ficando com a suplência, vindo a assumir no ano seguinte graças ao afastamento de Geddel Vieira Lima, que se tornou ministro no segundo governo Lula.

Na Câmara foi ativo, criando a “Frente Parlamentar em Defesa da Música” e participando de algumas comissões parlamentares. Em 2008 aprovou o “Programa Nacional de Fomento à Produção e à Comercialização da Mandioca e de seus Derivados” de sua autoria. Em 2009 foi escolhido como vice-líder de seu partido no parlamento.

Ganhou projeção nacional numa polêmica causada pelo uso de seu inseparável chapéu de couro nas sessões da Câmara Federal. O então presidente da casa, Arlindo Chinaglia, chegou a anunciar que publicaria um ato normativo disciplinando a indumentária dos parlamentares a fim de coibir o deputado com seu chapéu. A partir desse episódio surgiu a célebre frase de Mão Branca: “é melhor usar chapéu do que dá chapéu nos outros”. Claro que virou música.

Leia a Carta na íntegra:

Vote com Fé para Federal

Hoje é dia 7 de Setembro. E escolhi essa data para lançar a minha candidatura para Deputado Federal acreditando na verdadeira Independência do Brasil.

Perdi a vergonha e encontrei a coragem necessária para mais uma vez lutar pela política que sonhamos para os nossos filhos.

Estou colocando meu nome à disposição do seu voto por que eu boto fé no Brasil. Por que acredito que teremos uma política que tende a ser mais real. Uma política mais próxima do povo e mais distante da politicagem que vem roubando a esperança do brasileiro.

Muitos políticos que se tornaram craques em dar ‘chapéu no povo’ tiveram suas máscaras arrancadas e aprenderam que a política da corrupção já não tem mais espaço no Brasil.

Quero voltar a trabalhar como o seu deputado federal por que tenho fé neste novo Brasil que se desenha. Honrarei o seu voto de confiança trabalhando para implantar as mudanças que o nosso país precisa. Está na hora de limpar a política, para que possamos limpar também nossos rios e preservar as nossas matas.

Sigo com a certeza de que o silêncio dos bons acabará sendo o triunfo dos maus. Eu boto fé no povo brasileiro e acredito que, muito em breve, vamos ver e viver um Brasil melhor.

Edigar Mão Branca. 4313. Sou Voto de Fé para Federal.

Advertisement