Comitê gestor do Projeto Biscoito Caseiro se reúne com especialista em Indicação Geográfica

Mais um passo foi dado em direção à obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG) para o tradicional biscoito caseiro da região de Vitória da Conquista. O comitê gestor do Projeto Biscoito Caseiro se reuniu com o consultor do Sebrae e especialista em IG, Luciano Ivo, para tratar do fortalecimento da iniciativa e sobre as etapas que deverão ser cumpridas para obtenção do almejado selo.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josinete Viana, a reunião teve como finalidade adquirir mais conhecimento sobre processo para a obtenção da IG. “A Indicação Geográfica é uma possibilidade que vislumbramos para o Projeto Biscoito Caseiro. A consultoria nos mostrou o passo a passo para a obtenção do selo e estamos no caminho certo. O trabalho que tem sido feito pelo projeto tem toda coerência com a Indicação Geográfica”.

De acordo Luciano Ivo, a Indicação Geográfica vai agregar valor ao tradicional biscoito caseiro de Conquista, além de trazer prestígio para a região. “A Indicação Geográfica reconhece a fama e a notoriedade que um determinado produto tem numa região”, afirma.

O especialista revela que o conteúdo tratado nesta reunião com o comitê gestor do projeto será levado para os empresários que fabricam o biscoito, apresentando ainda o resultado de um diagnóstico de potencial de IG que será feito pelo Sebrae. “A partir do momento em que se estrutura uma Indicação Geográfica, o grupo bem trabalhado passa a melhorar sua gestão, sua organização, e até mesmo na qualidade, além de agregar valor ao produto”, finaliza.

Projeto Biscoito Caseiro

O Projeto Biscoito Caseiro visa incentivar e fortalecer toda a cadeia produtiva do biscoito caseiro, produto típico de Vitória da Conquista e cidades circunvizinhas, bem como gerar negócios e promover as cidades da microrregião. O projeto tem ainda o objetivo de fazer com que a microrregião de Vitória da Conquista seja uma referência nacional em biscoito caseiro, e adquira o selo de Indicação Geográfica, conferido a produtos ou serviços característicos de um local, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Projeto Biscoito Caseiro é uma iniciativa do Sebrae e do Movimento Pró-Conquistas, e conta com a participação da Alfam Consultoria, Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista, Associação Comercial e Industrial de Jequié, Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, BNB – Banco do Nordeste, Câmara Municipal de Condeúba, Câmara Municipal de Vitória da Conquista, CAIXA, Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, Chalé dos Biscoitos, Conquista Sul Shopping, Crediamigo, Crediconquista, Desenbahia, Efetiva Tecnologia, FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste, Fieb – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Íbis HOTEL, ÍBIS Styles, IEL – Instituto Euvaldo Lodi, IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Prefeitura Municipal de Condeúba, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sesi – Serviço Social da Indústria, TV Sudoeste e Uninassau.

Advertisement