Cerca de 160 municípios da BA não atingiram meta de vacinação contra pólio e sarampo

Cerca de 160 municípios baianos não atingiram a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. Os dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), apontam que o estado vacinou 90,36% do público-alvo contra a pólio e 89,78% contra o sarampo.

Em Salvador, foram registradas coberturas abaixo de 75% das crianças vacinadas. Na Bahia, foram aplicadas mais de 1,5 milhão de doses das duas vacinas. A Campanha Nacional de Vacinação se encerra nesta sexta, 14.

Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar independente da situação vacinal. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação.

“A Campanha termina na próxima sexta-feira, 14. Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou Occhi, por meio de nota da pasta.

A média nacional de vacinação está em 94%. Foram aplicadas em todo o País cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta. No entanto, cerca de 1.500 cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até esta sexta.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement