Abertas as inscrições para o I Simpósio Sobre Políticas Públicas e o Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

De 24 a 26 de outubro acontece, em Vitória da Conquista, o I Simpósio Sobre Políticas Públicas e o Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O evento acontece no auditório do Polo de Educação Permanente no Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE) e vai abordar o que há de mais recente no cuidado de doenças crônicas não transmissíveis junto ao Ministério da Saúde, Estado e Município.

A proposta do simpósio é promover a consolidação de uma linha de cuidado no Município através do debate junto à comunidade multiprofissional em saúde e acadêmica, além da organização do cuidado da rede de atenção primária em saúde na prevenção e recuperação de doenças e agravos não transmissíveis, com foco na Síndrome Metabólica.

Na grade de programação, estão os seguintes convidados: A professora e coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fabiane Aparecida Canaan Rezende; O mestre em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo pela FCA/Unicamp, Rafael Calais Gaspar; A doutora em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, Regina Célia Rodrigues de Moraes Abdulkader; O farmacêutico e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Anísio Teixeira, Sostenes Mistro; O doutor em Ciências (Fisiopatologia Clínica e Experimental) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Stenio Fernando Pimentel Duarte; A pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Isabel Cristina Moutinho Diefenthaler.

Quem quiser participar do I Simpósio Sobre Políticas Públicas e o Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis poderá realizar a inscrição online, no endereço https://inscricao-simposio.pmvc.ba.gov.br/ preenchendo os dados pessoais e demais informações. A inscrição é validada com a doação de 1 kg de qualquer alimento não-perecível que deverá ser entregue no local do evento na assinatura da lista de frequência do primeiro dia. Posteriormente, o que for arrecadado será doado para a Casa do Amor, Casa do Andarilho e para o Albergue Nosso Lar.

Confira a programação completa do Simpósio:

24/10/2018

17:00H – Mesa de abertura

18:00H – Conferência Magna –Tema: Discussão de doenças e agravos não transmissíveis na área de saúde / Regina Rodrigues Moraes – Graduada em Medicina, Mestre e Doutora em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. Atua no Ministério da Saúde como consultora técnica da coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis e promoção de saúde – São Paulo, SP

19:30H – Coquetel de abertura

25/10/2018

Mesa redonda – Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

08:00H – Credenciamento/ Exposição de banner

09:00H – Promoção, proteção e apoio – Saúde na escola /Lilian Santos (DGRP-SESAB)- Graduada em Nutrição, Mestre em Alimentos, nutrição e saúde ( pós-graduação pela escola de nutrição) pela UFBA. Atualmente trabalha como nutricionista da Superintendência de Atenção Integral a saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

10:30H – Ciência das Pesquisas em geral das doenças crônicas não transmissíveis e suas investigações / Stenio Pimentel Duarte – Graduado em Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura Plena, Mestre e Doutor em Ciências (Fisiopatologia Clínica e Experimental) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12:00H – Intervalo almoço.

14:00H – Novos olhares para alimentação: corpo e saúde / Fabiane Rezende – Graduada em Nutrição, Mestre e Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa – Palmas, TO.

15:30H – Exercício físico como ação preventiva e terapêutica contra diabetes tipo II: fisiopatologia e finalização celular/ Rafael Calais Gaspar – Graduado em Ciências do Esporte, Mestre e doutorando em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo – FCA/Unicamp – Limeira, SP.

17:00H – Bate Papo

18:00H – Encerramento

26/10/2018

08:30H – Impacto econômico de doenças crônicas não transmissíveis / Sóstenes Mistro – Farmacêutico, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – (Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós- Graduação em Medicina e Saúde (PPGMS-UFBA), e especialização em Assistência Farmacêutica – Vitória da Conquista, BA.

10:30H – Apresentação das intervenções relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DANT´S, HEALTH RISE, NASF, FUNDAÇÃO DE SAÚDE – HOSPITAL ESAÚ MATOS)

12:00H – Intervalo Almoço

14:00H – Organização da linha do cuidado na rede de atenção a saúde das pessoas com doenças crônicas / Isabel Cristina Moutinho Diefenthaler – Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Trabalha atualmente no Ministério da Saúde na Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN).

15:30H – Mesa redonda – Fortalecimento da rede municipal / Ramona, Poliana Martins, Jaqueline Kluge, Márcio Galvão e Stenio Pimentel Duarte.

18:00H – Encerramento

 

Fonte: PMVC

Advertisement