Chapada Diamantina sofre com incêndio: área equivalente a quase 3 mil campos de futebol já foi destruída

Um incêndio vem atingindo a mata nativa no  Parque Nacional da Chapada Diamantina. Uma  área de 2,990 hectares, o equivalente a quase 3 mil campos de futebol, já foi destruída. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua no combate às chamas, o fogo começou na parte sul da unidade de conservação, região conhecida como Chapadinha, e teve origem externa ao parque, no dia 13 de outubro. Ainda não há informações sobre as causas.

Na região, 42 brigadistas contratados chegaram a ser enviados para o parque, para atuar no combate às chamas, alguns deles colocados em pontos estratégicos, a fim de agir como observadores e comunicar o surgimento ou alastramento de focos. Além dos brigadistas do ICMBio, outros cerca de 20 profissionais do IBAMA PrevFogo, equipes do Grupo Ambiental do Torto (GAT) e do Parque Nacional de Brasilia, além de brigadistas voluntários, também atuaram no combate ao incêndio. Quando as chamas ainda se alastravam, a estrutura do combate ficou equipada com quatro aeronaves.

A chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Soraya Martins, explicou que o local continua operando normalmente e não está fechado para a visitação, já que o fogo se encontra em região remota da unidade, longe dos atrativos turísticos.

Fonte: Resenha Geral

Advertisement