Glauber Rocha é preparado para receber Prefeitura da Zona Oeste

A semana de celebrações pelo aniversário da emancipação política de Vitória da Conquista começa, mas os preparativos para entrega de um presente à população da zona oeste da cidade já acontecem há dias. É que o Governo Municipal vai implantar a Prefeitura da Zona Oeste.

Todas as terças e sextas-feiras, o prefeito Herzem Gusmão estará despachando do Centro Glauber Rocha. Porém durante a semana, o cidadão terá acesso a outros serviços como o Cartão SUS, Bolsa Família, emissão de IPTU, alvará, Passe Livre e a Sala do Empreendedor. A coordenação de Transporte e um núcleo da Defesa Civil, além do Conservatório e do Educarte, também estarão instaladas no espaço, que já abriga as lojas do Mercado de Artesanato.

“O objetivo do nosso prefeito é neste mês de novembro presentear a cidade com a Prefeitura da Zona Oeste. Como nós teremos um número expressivo de atendimento, precisamos de uma internet de uma qualidade maior, então estamos resolvendo esses detalhes técnicos para fazer a inauguração”, declarou o coordenador do comitê gestor, Wal Cordeiro.

Para receber a Prefeitura da Zona Oeste, o Glauber Rocha está sendo preparado. “O espaço está sendo todo pintado, fazendo algumas modificações para se adequar ao atendimento”, afirmou o coordenador. Os serviços são executados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Já as áreas verdes estão sendo cuidadas e novas árvores estão sendo plantas. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo um jardim suspenso para embelezar ainda mais o lugar. “Estamos repondo vegetação, implantando paisagismo, fazendo plantio de árvores e vamos implantar dois novos canteiros. O objetivo é arborizar e embelezar o espaço e a época está propicia por causa das chuvas”, afirmou a coordenadora-geral de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

E antes mesmo das reuniões com a liderança local na Prefeitura da Zona Oeste, o Governo Municipal já atendeu a uma reivindicação dos moradores. Segundo Wal Cordeiro, será implantado uma faixa de pedestre na avenida Brumado e outra na Ilhéus – vias que dão acesso ao Glauber.

“Esperamos gerar um fluxo de 1.500 a 2.000 pessoas para que os empreendedores tenham clientela”, deseja . Mas mesmo antes da instalação desse centro administrativo no Glauber Rocha, a gestão municipal tem buscado aproveitar o espaço e atrair público para o artesanato local. Além das festividades de São João e Natal, há o Conquista Moto Rock, evento que desde 2017 é realizado pela Prefeitura e atraiu mais de 25 mil pessoas, e o Encontro Solidário de Carros Antigos.

“Tenho uma gratidão muito grande ao prefeito pela isenção que ele deu pra gente, porque não teríamos condições de estar pagando aqui ainda; pela ajuda de colocar a feira todo mês no centro da cidade. A Coordenação de Economia Solidária passa nos avisando, disponibiliza vigias, então tudo isso demostra a consideração que ele tem conosco. Estamos tendo atenção e está sendo excelente para nós”, disse a artesã Zilma Campos.

Artesã há 15 anos e há dois anos no Glauber, Lindinalva Costa reconhece esses esforças e já vislumbra o sucesso da Prefeitura da Zona Oeste: “Vamos ter oportunidade de ver o nosso prefeito duas vezes por semana e as pessoas vão ter vários serviços. E a oportunidade será ainda melhor pra nós, porque nós vamos ter movimento, ter público, pessoas que entendem de artesanato e cultura”.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement