Novidade em Conquista: População poderá cobrar reposição de lâmpadas via aplicativo de celular

Em breve, o cidadão de Vitória da Conquista poderá solicitar uma reposição de lâmpada em um poste na sua rua, por meio de um aplicativo em seu celular. Essa é uma das novidades que serão trazidas graças a um trabalho de georreferenciamento do parque de iluminação pública da cidade, encomendado pela Prefeitura Municipal.

Os resultados da primeira fase desse projeto foram apresentados na manhã desta terça-feira (13). O prefeito Herzem Gusmão e membros do secretariado municipal se reuniram na Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente, para ouvir a empresa responsável pela ação, Facilita.Tech.

Neste momento, todos os postes de iluminação pública já estão catalogados. Mais de 70% deles já receberam um QR Code, uma espécie de código de barra que pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares com câmara. É por meio dessa tecnologia que o cidadão poderá informar qual poste necessita de reparos, por exemplo. “A Secretaria recebe com segurança e rapidez aquela informação e consegue fazer um planejamento para o atendimento disso no menor tempo possível”, explica o CEO da empresa responsável, Werther Brandão.

O secretário municipal de Serviços Públicos, José Marques, aponta alguns benefícios das novas medidas: “Essa nova tecnologia vem para nos ajudar a ter um controle do parque de iluminação pública do município, além de um controle das reclamações, que serão feitas por softwares”.

Além de tudo isso, o mapeamento permitirá identificar o real consumo de energia realizado por esses pontos, o que trará economia de dinheiro público. “A Prefeitura sempre pagou a Coelba por um valor estimado, a Coelba que diz quanto é que a Prefeitura tem que pagar. Nós estamos agora com um programa para, em vez de pagar o valor estimado, nós vamos pagar só o devido”, esclarece o prefeito Herzem Gusmão. E completa: “Vai representar uma economia de milhões”.

Ainda segundo o gestor, essa é mais uma medida tomada visando preparar Vitória da Conquista para os seus 200 anos, projetando o município para o futuro. “Deus seja louvado, por tudo o que nós estamos fazendo para que a cidade entre definitivamente naquela filosofia de Cidades para Pessoas, Cidades Criativas e Cidades Empreendedoras”, afirma.

 

Advertisement