Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza série de atividades durante todo o mês em celebração à campanha.

 

Depois do Outubro Rosa alertar sobre o câncer de mama, é hora de chamar a atenção para outra doença grave que, se for diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura: o câncer de próstata. Durante todo o mês, a campanha Novembro Azul vem alertar os homens sobre a importância de se cuidar para evitar o problema. Como todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde já está engajada na campanha, realizando ações junto à comunidade.

Por aqui, a campanha começou no último dia 03, na Unidade de saúde de São Sebastião, onde foram realizados testes rápidos de sífilis e HIV, além da solicitação de PSA – exame laboratorial importante para a detecção do câncer de próstata. Foram realizadas ainda, práticas corporais em conjunto e grupo de prevenção contra o câncer de próstata.

Na Unidade de Saúde Lagoa das Flores II, foram convidados mais de cem homens, entre 40 a 60 anos de idade. Além de uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, eles também aprenderam mais sobre a prevenção da sífilis e do HIV. Além disso, puderam realizar o teste rápido de sífilis, HIV, hepatites, receberam vacinas, aferiram a glicemia e receberam também um lanche especial.

A primeira semana de Ações do Novembro Azul se encerrou com o Dia “D” no povoado do Simão. Lá, além das atividades rotineiras da ação, a comunidade também recebeu atenção com atendimento médico e odontológico. Além disso, contou com a participação dos profissionais do NASF, educação física e nutricionista.

As atividades, no entanto, não param e, já nesta quarta feira, 14, foi a vez da comunidade atendida pela Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, na zona urbana. O médico, dr. Ruy Brandão, promoveu uma palestra para falar sobre a saúde do homem, alertando sobre a importância dos cuidados na prevenção, principalmente, do câncer de próstata. Além disso, foram solicitados exames laboratoriais, realizados testes rápidos, diagnósticos de glicemia, além de um lanche especial que foi servido aos presentes.

Para a Diretora da Atenção Básica, Juliede Rosa, “a campanha se reveste de suma importância e é abraçada pela Atenção Básica do município, pois seu objetivo é justamente sensibilizar a sociedade a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças masculinas, em especial, o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens”. A apoiadora institucional, Érika Teixeira, explica que, “só este ano, no Brasil, são esperados cerca de 68.220 casos novos da doença, números que de forma alguma podem ser ignorados”.

E o Novembro Azul ainda não acabou. Acompanhe a programação para os próximos dias:

15/11 – dia D Pradoso e São Joaquim;
20/11 – dia D Bate Pé;
22/11 – dia D José Gonçalves e palestra na Secretaria de Desenvolvimento Social;
23/11 – palestra Caravana Siga Bem;
24/11 – dia D nos seguinte locais e unidades: Limeira, Capinal, Cercadinho, Veredinha, CAE II, Panorama, Vila América, Lagoa das Flores I, Lagoa Formosa, Iguá, São João da Vitória, Roseira, Pedrinhas, Hugo de Castro, Jardim Valéria, Recanto, João Melo, Patagônia, Miro Cairo, Panorama, Vila Serrana, URBIS VI, Solange Hortélio;
25/11 – dia D URBIS V e Nestor Guimarães;
28/11 – palestra na Embasa;
01/12 – dia D em Inhobim, Unidade de Saúde Nelson Barros, Conveima, Bruno Bacelar, Nova Cidade e Morada dos Pássaros.

Advertisement