Unidade Acolhendo e Cuidando terá nova sede.

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), entrega na próxima quinta-feira (22), às 09h, a nova sede da Unidade Acolhendo e Cuidando, que atende crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos incompletos que estejam com seus direitos violados, sob medida de proteção (Artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA).

O serviço institucional está inserido na Política de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e tem por finalidade proteger os acolhidos que tiveram os laços familiares rompidos ou que se encontrem em situação de risco pessoal e social, cujas famílias temporariamente não disponham de condições para oferecer proteção e cuidado.

Para melhorar o atendimento do serviço, o Governo Municipal realizou um diagnóstico da situação em que a unidade se encontrava, onde foram identificados problemas estruturais na sede antiga que tinha capacidade para atender 12 crianças e adolescentes. Na nova sede, a capacidade ampliou para 20 e também atendem às exigências do Ministério de Desenvolvimento Social. A casa conta com uma estrutura de quartos, sala de espera, sala de TV, sala de reunião, área ampla de lazer, cozinha e banheiros.

Além da mudança estrutural, foi realizado o reordenamento do serviço com a renovação de parte da equipe e implantação de um novo modelo de gestão em que se priorize o retorno destes adolescentes às suas famílias.

Advertisement