Parceria entre Prefeitura Municipal e Judiciário é modelo para outras comarcas da Bahia.

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista vai ampliar sua parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Foi o que ficou definido na reunião, realizada entre representantes dos dois órgãos públicos.

O prefeito da cidade, Herzem Gusmão, e membros do Governo receberam, no Gabinete Civil, a juíza titular da Vara de Fazenda Pública de Vitória da Conquista, Simone Chaves, e técnicos judiciários para tratar do Programa de Governança Colaborativa, que vai ampliar a atuação do Município junto à Vara da Fazenda Pública.

“Há uma interação com a Vara da Fazenda e a partir do momento que se estabelece essa parceria fortalece o Município, porque a Dívida Ativa é crédito para a Prefeitura e muitos que devem, querem pagar. A Administração Municipal está criando todas as facilidades e esse novo convênio será uma forma de dar agilidade à Vara da Fazenda, trazendo benefícios para a cidade”, ponderou o prefeito.

Herzem ainda salientou que a gestão municipal está modernizando setores como a Secretaria de Finanças e a Procuradoria para dar agilidade aos processos.

Para a juíza titular da Vara da Fazenda Pública, Simone Chaves, a reunião foi proveitosa: “A Prefeitura já predispôs a aderir ao Programa de Governança Colaborativa, que visa recuperar os créditos do Município e diminuir o acervo da Vara da Fazenda Pública, cumprindo uma meta do CNJ – Conselho Nacional de Justiça”.

Com este novo convênio, que será assinado, mais um servidor municipal será encaminhado a Vara da Fazenda Pública, possibilitando, além da celeridade, a troca de informações entre os órgãos.

Modelo para a Bahia – Prepostos e servidores do Município atuam no Cejusc – Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos – desde a sua implantação. O Centro tem como objetivo reduzir o número de processos que envolvem os devedores do fisco. “Já temos essa parceria no Cejusc Fazendário, com bastante êxito, que é piloto para o Estado da Bahia, servindo de boas práticas. O Tribunal está até replicando em outras comarcas e agora teremos a Governança Colaborativa”, celebrou a juíza, Simone Chaves.

Advertisement