Cada vez mais,coletores de lixo vêm sofrendo acidentes de trabalho em Conquista.

 

Essa foto acima é de um coletor que trabalha à noite no bairro Patagônia em Conquista,que sofreu um acidente de trabalho na noite anterior,ao se deparar com cacos de vidros numa sacola junto com os outros lixos.

A rotina dos coletores de lixo é cansativa: muitos quilômetros são percorridos diariamente, recolhendo e jogando o lixo no caminhão. Se não bastasse o trabalho duro, eles também podem se machucar com objetos cortantes e perfurantes que são jogados no lixo, dentro de sacolas.

O descarte inadequado de materiais é sinônimo de risco para os trabalhadores da coleta de lixo. Apesar disso não ser nenhuma novidade, ainda tem muita gente que não separa os objetos na hora do descarte. O problema nesse caso, não fica restrito à questão ambiental, mas avança sobre os perigos aos quais estão sujeitos os garis que recolhem esses produtos.

Restos de materiais de construção, móveis e até mesmo animais mortos são largados, como se fossem depósitos de entulhos. O descarte de podas de árvores e roseiras também coloca os coletores em risco, devido aos espinhos.

Materiais muitas vezes tidos como inofensivos, como é o caso do palito de dente, se pegos de mau jeito, podem gerar graves ferimentos.

Nós do Blog do Léo Santos,deixamos aqui o nosso apelo, para que a população conquistense se conscientize e passe à separar o lixo de forma que este não ofereça riscos aos coletores.

Advertisement