Sábado de prevenção ao câncer de próstata nas unidades de saúde de Vitória da Conquista.

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista abriu suas unidades de saúde, neste sábado (24), para o cuidado à saúde do homem. Um dia de prevenção e alerta contra o câncer de próstata, terceira maior causa de mortalidade entre os homens.

“Nós fizemos uma programação especial, com atividade física, palestras, atendimento médico, exames de laboratório, testes rápidos exclusivamente para o público masculino. A adesão às atividades promovidas na unidade tem sido ótima, eles sempre participam de nossas campanhas de promoção à saúde”, informou a gerente da Policlínica de Atenção Básica Panorama, Milena Santos Figueiredo.

O Novembro Azul é o momento para falar não só sobre a prevenção de câncer de próstata, mas para convidar o homem a cuidar da sua saúde, como alertou a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Milena Chagas. “Nós buscamos abordar a importância da prevenção, porque o homem costuma buscar os serviços de saúde quando a doença já está instalada. E a boa alimentação é uma das melhores formas de prevenção”, explicou Milena.

Ailton Campos Oliveira, 53, morador do bairro Panorama, o dia D da campanha Novembro Azul na unidade de saúde do seu bairro foi ótimo. “Eu acho ótimo, porque a pessoa não pode ficar esperando a doença chegar. Gostei demais desta atividade”, ressaltou Ailton.

Nas unidades da zona urbana e zona rural Limeira, Capinal, Cercadinho, Veredinha, CAE II, Panorama, Vila América, Lagoa das Flores I, Lagoa Formosa, Iguá, São João da Vitória, Roseira, Pedrinhas, Hugo de Castro, Jardim Valéria, Recanto, João Melo, Patagônia, Miro Cairo, Panorama, Vila Serrana, URBIS VI e Solange Hortélio, as equipes oferecem para o público masculino diversas atividades, entre elas a atividade física, uma das melhores formas de prevenção.

“Essa é uma oportunidade única, porque nós nunca vimos a unidade de saúde tão cheia de homens buscando cuidar da sua saúde. Como eu falei com eles, a prática de atividades física é o remédio mais barato que a gente tem no mercado para prevenção de doenças crônicas, então colocou um tênis no pé e fez uma caminhada a saúde vai melhorar bastante” comentou o educador físico do Nasf, Ariano Leite Novaes.

Com 53 anos, o conselheiro local de saúde, Romildo Ribeiro do Prado, morador do bairro Brasil, aproveitou o sábado para cuidar de sua saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Solange Hortélio. “Como as mulheres se cuidam, os homens também tem que se cuidar, porque um toque pode fazer toda diferença na vida do homem, com o exame da próstata a partir dos 40 anos o homem se previne de uma complicação maior que é um câncer num estágio avançado. Por isso eu me cuido e converso com amigos e familiares para se cuidarem também”, alertou Romildo.

Em cada unidade as equipes se preocuparam em promover palestras com temas que tratassem de problemas frequentes do público masculino. A importância da consulta com o urologista para prevenção ao câncer de próstata, consumo de bebida alcoólica, tabagismo e saúde mental foram abordados pelos profissionais de saúde neste dia 24.

A enfermeira da Unidade Hugo de Castro Lima, Ludmila Gusmão, lembra que o Novembro Azul é um evento de promoção a saúde do homem. “Hoje nós buscamos oferecer ao homem um cuidado integral a sua saúde, com oferta de testes para HIV/sífilis, glicemia, exames de sangue, consulta médica, consulta odontológica, sorteio de corte de cabelo, café da manhã, para promoção da saúde de nossa população masculina que frequenta a unidade”, salientou Ludmila.

O artista Silvado Garganta de Ouro, 53, morador do Bairro Guarani ficou muito feliz com a atividade na unidade Hugo de Castro Lima. “Essa oportunidade de poder fazer os exames foi muito boa, porque hoje em dia o câncer tá matando muitos homens. Fico muito feliz por termos este posto que oferece este atendimento para nós homens, por isso eu peço para todos os homens que procurem o posto e fazer seus exames para prevenir o câncer”, destacou Silvado.

Advertisement