Esaú Matos realiza I Mostrinha de Práticas em Psicologia.

 

Compartilhar as experiências vivenciadas no campo de estágio da Psicologia. Foi este o principal objetivo da I Mostrinha de Práticas em Psicologia Hospitalar realizada na última sexta-feira (30), no Hospital Esaú Matos, e que reuniu estudantes de Psicologia das universidades Federal da Bahia (Ufba) e Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“Foi um momento para mostrarmos o quanto a atuação desse estagiário contribui para o hospital e o serviço de Psicologia que é prestado aqui e para traçarmos um panorama do que foi feito de bacana pelos estudantes ao longo do período em que estiveram aqui”, comentou a psicóloga Sabrina Aguiar.

Desde 2015, estudantes de Psicologia da Ufba estagiam no Esaú Matos. Já são quatro turmas e mil casos atendidos anualmente. “É uma oportunidade para os alunos desenvolverem a capacidade de avaliar e de intervir. Está sendo uma parceria gratificante”, comentou a professora da Ufba, Edi Manfroi.

Para o estudante Elder Silva, que apresentou na Mostrinha o relato de caso “Pré-natal psicológico”, o estágio e os trabalhos desenvolvidos são formas de consolidar o espaço do psicólogo no hospital. “Demonstramos o papel importantíssimo que nós temos na transformação desse espaço”, pontuou.

Além de apresentar os trabalhos, a Mostrinha foi um espaço para recepcionar os novos estagiários da Uesb. A universidade disponibiliza estagiários de Psicologia desde 2017.

“A nossa expectativa é muito grande. Já entendemos o nosso papel aqui, que é um papel de muita responsabilidade, pois atenderemos pacientes que vêm fragilizados, com medos e expectativas. Esperamos atendê-los da melhor forma possível e sempre levando em conta a ética profissional”, assegurou Célia Iriarte, que cursa o 9º semestre de Psicologia da Uesb.

Advertisement