Banco de Leite do Esaú é credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

 

O Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação Pública de Saúde da cidade, participou do I Congresso Virtual da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, no último dia 13. O Congresso foi transmitido por videoconferência através da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador.

Representou o Banco de Leite do Esaú, a coordenadora do serviço, Audrey Marins. Na oportunidade, o órgão recebeu o Certificado Anual de Credenciamento (exercício 2018). A certificação diz respeito à verificação do grau de conformidade que cada Banco de Leite atinge na operação do Sistema de Informação da Rede Brasileira (rBLH-Br).

“Ou seja, se você manda, mensalmente e anualmente, todos os dados, como quanto foi coletado, quanto foi distribuído, quanto foi pasteurizado. Existem muitos bancos de leite, inclusive conhecidos, que, infelizmente, não conseguem encaminhar esses dados. Por isso, para nós, é motivo de felicidade essa certificação e de certeza do bom trabalho”, ressaltou a coordenadora.

O Congresso Virtual reuniu os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal. O evento representou a fase final da construção do Plano de Ação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o período 2020-2023, que visa, entre outras ações, responder as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma cada vez mais qualificada.

“Mesmo sendo por videoconferência, esse congresso nos deu a oportunidade de encontrar representantes de todos os bancos de leite do Brasil. Ouvimos as experiências, necessidades e realidades desses órgãos e vimos o interesse e o compromisso da Rede, que apresentou propostas para 2019 que, se implementadas, serão muito positivas. Foi um momento único”, avaliou Audrey.

Atualmente, o país conta com 222 bancos de leite e 205 postos de coleta.

Advertisement