Prefeitura da Zona Oeste é entregue à população.


A Administração Municipal chegou à Zona Oeste de Vitória da Conquista efetivamente na tarde desta sexta-feira (21). É que o Centro Cultural Glauber Rocha passa a sediar a Prefeitura da Zona Oeste com atendimento e serviços públicos diversos.

Cartão Sus, Bolsa Família, IPTU, Alvarás, Passe Livre: esses serviços estarão disponíveis a partir do dia 03 de janeiro. Setores e programas como Sala do Empreendedor, Coordenação de Transporte, núcleo da Defesa Civil, além do Educarte e do Conservatório Municipal, também estarão instalados. E tem mais: todas as terças e sextas-feiras, o Prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita Irma Lemos, e as secretarias municipais estarão despachando e atendendo da Prefeitura da Zona Oeste.

“A Zona Oeste são várias cidades e desejava implantar essa prefeitura. Tivemos o apoio das secretarias e estamos verdadeiramente trazendo governo. Nós estamos dando vida a este local, que terá mais serviços do que a Prefeitura-sede. Muitos outros serviços ainda vão chegar. Estas atividades vão facilitar a vida de quem mora na Zona Oeste e devolvem ao local o calor humano. Estou muito feliz”, declarou o prefeito.

Na ocasião, Herzem anunciou a assinatura do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) – um convênio com a Caixa Econômica Federal – que aplicará 45 milhões de reais no município. Na parte oeste da cidade, o Coveima I será beneficiado com a pavimentação, orçada em R$ 22 milhões e o Aterro Sanitário receberá um aporte de R$ 6 milhões. “Com outros recursos e emendas, já começamos o asfaltamento de todo Henriqueta Prates e vamos asfaltar também o Miro Cairo. É um governo presente e tem tudo para nós comemorarmos esse dia que passa ser um marco para nossa gestão e cidade”, completou o gestor.

A cerimônia de entrega contou com a presença do coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Thiago Menezes Siqueira, da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, do chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira, e de vários vereadores. Durante a solenidade, o novo presidente da Câmara Municipal, Luciano Gomes, eleito nesta sexta, parabenizou a gestão pela iniciativa: “Quero parabenizar o prefeito por essa atitude brilhante. O senhor está marcando sua gestão com a atitude política de querer fazer e a população da zona oeste está feliz”.

“Ótima iniciativa. Gostei muito. Agora com estes serviços não vamos precisar nos deslocar para o outro lado”, celebrou Marta Maria Alcântara, que mora na Av. Guanambi, no bairro Brasil. Ela já estava desfrutando de um espaço feito especialmente para a Prefeitura da Zona Oeste: o jardim suspenso. “Essa pracinha mesmo aqui está uma maravilha. Já vim aqui tirar fotos das crianças, já postei algumas minhas. Quase não tem lazer aqui no bairro e trazemos as crianças aqui para brincar pois é mais seguro o lugar”. comentou ainda a moradora.

O aposentado Welington Fernandes de Oliveira veio com a neta prestigiar a inauguração e também falou dos benefícios em ter ali serviços municipais: “Pra mim vai ser bom, pois tenho vários problemas de saúde pra andar até lá embaixo. Já como a gente mora aqui perto mesmo foi uma boa. Foi melhor para todos que moram por aqui. Foi bem feito, que continue assim”.

Quem também está gostando muito de ter a Prefeitura da Zona Oeste no local é a artesã Elenice Moreira que trabalha há dois anos no Mercado de Artesanato, instalado no Glauber Rocha: “Gostei muito da iniciativa, pois nós que somos do lado de cá, às vezes temos dificuldades para estar do outro lado da cidade. Vai facilitar também para as pessoas da zona rural. Só ganhamos com isso. Além do movimento para nós. Pois temos eventos aqui, mas as pessoas vêm para se divertir e nesse caso aqui as pessoas vão esperar e ai vão poder conhecer o mercado”.

Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), existem 4.715 estabelecimentos comerciais, somente, nos Bairros Brasil e Ibirapuera. De acordo com o Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, a Zona Oeste representa 33,75% do PIB de Conquista.

Advertisement