União dos Municípios terá pleito em janeiro

Encerrado na última sexta-feira, 21, o prazo para inscrição de chapas à diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2019-2020, está definido que o pleito – a ser realizado no dia 8 de janeiro de 2019 – terá um único candidato concorrendo à presidência, o atual gestor Eures Ribeiro. Prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, Ribeiro é quem liderará por mais dois anos a entidade, salvo alguma rejeição, o que não deve ocorrer.

A votação acontecerá na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e será presidida por uma comissão eleitoral formada por prefeitos. A resolução que convoca assembleia geral para escolha da próxima diretoria executiva foi devidamente publicada no site da entidade.

Continuidade – De acordo com Ribeiro, seu nome foi definido para comandar mais uma gestão no intuito de dar continuidade ao trabalho realizado entre 2017 e 2018. O vice institucional será o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, enquanto Antônio Silva Neto, prefeito de Araci, quando assumir, será o vice-prefeito administrativo.

Cidade alvoroçada

O corriqueiro alvoroço de fim de ano congestionou ontem pela manhã a avenida ACM, principalmente no trecho próximo à rodoviária de Salvador. A três dias do Natal, ruas e avenidas são ocupadas por muito mais automóveis do que em outros momentos do ano, tanto para fazer as compras de última hora como por conta das milhares de pessoas que precisam se deslocar ao terminal para tomar ônibus rumo ao interior e até outros estados, tudo para passar as festas ao lado de parentes.

“O Brasil criou muitas muletas, muitas formas de não resolver o problema. Essa que vai ser nossa linha de atuação, olhar para os problemas não para analisar os problemas deste setor (específico)”

Caio Megale, economista que comandará a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, ao criticar as “muletas” de outros governos para compensar problemas de competitividade em diversos setores.

Reduzir o Estado

Às vésperas do Natal, o futuro presidente da República Jair Bolsonaro foi ao Twitter para reafirmar um compromisso de campanha eleitoral. Ontem, logo pela manhã, Bolsonaro garantiu que trabalhará com afinco para reduzir o Estado:

– As convergências ministeriais darão o tom de desenvolvimento de nosso País e que foi pautada pela população. Reduzir o Estado, desenvolvimento sem entraves de ONGs, acordos comerciais bilaterais já em andamento e mudar a atual pífia linha educacional. Vamos alavancar o Brasil! – publicou o presidente eleito na rede social, que, assim como acontece com o presidente norte-americano Donald Trump, deve ser um canal de comunicação sem tantas formalidades de Bolsonaro com a população.

Produção recorde

A produção total de etanol referente à safra 2018-2019 de cana-de-açúcar chegou a 32,3 bilhões de litros, um aumento de 18,6% em relação à safra passada. Os números informados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) registram novo recorde no Brasil, afinal a expectativa é que esta produção ultrapasse o maior número já registrado de 30,5 bilhões na safra 2015-2016. E recai sobre o Nordeste uma considerável responsabilidade pelos índices. Segundo o órgão, as chuvas durante fases importantes da lavoura trouxeram incremento nos níveis de produtividade: 12,8% a mais em relação à safra passada.

Até mesmo a produção na Bahia foi destaque no levantamento recém-divulgado pela Conab. Estima-se que, nesta safra, o cultivo de cana-de-açúcar no estado – que ocupa cerca de 39,1 mil hectares – tenha uma produção final de 3,5 milhões de toneladas. No entanto, em comparação com a safra passada, o órgão afirma que houve redução de 17% na área plantada e diminuição de 0,7% na produção da cultura.

Já quanto à produção do etanol na Bahia, a Conab acredita que chegará a 218.800 litros, representando um incremento de 21,1% em relação ao volume produzido em 2017/18.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement