Barra do Choça produz em torno de 25 mil litros de leite por dia.

 

A pecuária representa atualmente a segunda mais importante atividade econômica do município de Barra do Choça, ficando atrás apenas da cafeicultura. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o município possui em torno de 24 mil cabeças de gado. Deste total, cerca de três mil são de gado leiteiro. A bacia leiteira local produz algo próximo a 25 mil litros de leite por dia. Quase dois terços desta produção, contudo, é enviada para Vitória da Conquista para a produção de laticínios.

Café com leite – de acordo com o secretário municipal de agricultura de Barra do Choça, o engenheiro agrônomo Ubirajara Amorim, a pecuária é a segunda maior atividade econômica a gerar emprego e renda no município. “A cafeicultura é a principal atividade econômica desenvolvida nas propriedades rurais daqui do município. Para que se tenha uma ideia, cerca 80% da renda das propriedades rurais de Barra do Choça é oriunda do café”, afirmou. Segundo ele, a maior parte das propriedades rurais, nas quais se desenvolve a pecuária, é formada por pequenos e médios produtores. “Não temos aqui no município, grandes propriedades, sendo que a média de produção gira em torno de 200 a 300 litros por dia”, destacou. A exceção para essa regra é a propriedade rural do produtor Flávio Brito. Com um rebanho em torno de 150 matrizes estabuladas em semiconfinamento, ele alcança uma produção superior a 3,2 mil litros, em duas ordenhas por dia.

“A pecuária veio pra se somar como segunda atividade de importância econômica do município. Ela vem para aumentar a receita das propriedades que produzem o trabalho do “café com leite”, mas é uma atividade ainda em crescimento”, enfatizou.

O secretário Ubirajara não acredita que a pecuária esteja em processo de substituição da cafeicultura em Barra do Choça. “No nosso município, em hipótese alguma hoje a pecuária teria condições de substituir a atividade da cafeicultura, que é uma vocação natural do nosso município. Como já disse, a pecuária vai somar com a cafeicultura assim também como as outras atividades a parte de hortifrúti, o cultivo de melancia, abóbora, pimentão, tomate e outras, são atividades que vêm aumentar a renda das propriedades rurais. Hoje, 80% da nossa atividade econômica é a cafeicultura e em segundo plano está a pecuária de leite e também a de corte”, concluiu.

Informações e fotos do Blog do Jorge Amorim.

Advertisement