Projeto Vem Neném do Hospital Esaú Matos promove curso para ‘casais grávidos’.

 

Estão abertas as inscrições para o curso do Projeto Vem Neném, no Hospital Esaú Matos, direcionado a casais grávidos, que são que são acompanhados pelo Pré-Natal de Alto Risco do Hospital e pela Rede de Atenção Básica. O objetivo é fornecer informações atualizadas e baseadas em evidências científicas, sobre gestação, parto e puerpério (período pós-parto que abrange desde o dia do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher), aos casais participantes.

De acordo com a enfermeira obstetra, doula, educadora perinatal, e que atua na Coordenação Técnica, responsável pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Esaú Matos, Christianne Schettine Paiva Correia, o curso vai “orientar os casais para uma vivência de gestação, parto, puerpério e parentalidade mais positiva possível, minimizando os momentos estressores que são causados pelo desconhecimento em relação ao processo de parturição”.

Ela enfatiza que os “instrutores são uma equipe multiprofissional: enfermeira obstetra, pediatra, obstetra, nutricionista, fisioterapeuta urogenital, psicóloga e enfermeira consultora em amamentação”.

Durante o aprendizado os casais vão receber orientações sobre as modificações do corpo e mente na gestação; descrições dos tipos de parto e os sinais de trabalho de parto; orientações sobre aspectos nutricionais na gravidez e puerpério; ênfase no papel do(a) parceiro(a) no processo; demonstrações de como favorecer o trabalho de parto e quais os métodos disponíveis para manejo da dor; orientações sobre a amamentação e os primeiros cuidados com o bebê.

Os casais interessados em participar, precisam fazer a inscrição, gratuita, no Ambulatório do Hospital Esaú Matos, em horário comercial, apresentando o cartão da gestante e o RG. De acordo com Christianne, “na primeira turma teremos 12 casais. 50% para casais do pré-natal de alto risco e 50% para casais da atenção básica”.

As inscrições estão abertas hoje (03) e vão até o encerramento das vagas. O curso tem a duração de oito horas e acontece no sábado (19), das 08h30 às 17h30.

O projeto é de responsabilidade do GTH da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), mantenedora do Hospital Esaú Matos.

Advertisement