Fundação Saúde abre inscrições para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias.

 

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), através do Edital 001/2019, está com inscrições abertas para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias com a finalidade de selecionar mulheres que queiram capacitar-se no acompanhamento de parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, ou seja, uma experiência de parto humanizado.

As inscrições das candidatas neste Processo de Seleção Simplificada ocorrerão em modalidade presencial, exclusivamente, na FSVC, Hospital Municipal Esaú Matos. Serão realizadas entre os dias 02 a 18 de janeiro de 2019, exceto fins de semana e feriados, no período das 10h às 12h e das 15h30 às 17h30.

A carga horária semanal para o Curso de Doula Voluntária é de 12 horas semanais distribuídas pela Coordenação Técnica Assistencial. Este projeto é de responsabilidade do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Esaú Matos.

O Processo de Seleção será composto de três etapas, de caráter classificatório e eliminatório. Na primeira etapa acontece a avaliação das fichas de inscrição pela Comissão do Processo de Seleção Simplificada para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias, que será classificatória e eliminatória. A realização da avaliação das fichas de inscrição ocorrerá na data prevista de 21 e 22 de Janeiro de 2019.

A Segunda Etapa constitui de entrevista em grupo, realizada no auditório da FSVC, Hospital Esaú Matos, na data prevista de 28 de Janeiro de 2019, das 14h às 16h, de caráter classificatório e eliminatório.

Na terceira etapa acontece à entrevista individual, realizada no auditório da FSVC, Hospital Esaú Matos, na data prevista de 28 de Janeiro de 2019, das 16h30 às 18h, de caráter classificatório. Encerrada a Terceira Etapa de classificação, a FSVC publicará a lista de classificação final das candidatas selecionadas.

O que são as Doulas Voluntárias – As Doulas voluntárias são mulheres treinadas para atender parturientes nos hospitais públicos do país. Capacitar acompanhantes de parto, voluntárias ou funcionárias de Centro Obstétrico para que estejam aptas a acompanhar parturientes, em qualquer estágio do trabalho de parto, é uma das atividades destas profissionais. Elas devem proporcionar conforto físico, emocional, afetivo e psicológico às gestantes, tornando a experiência de parto positiva. As Doulas devem orientar as grávidas, passando informações para elas e para os acompanhantes sobre os cuidados para se ter uma gravidez saudável e como estabelecer o vínculo com os bebês. Podem também atuar na orientação com as gestantes em Rodas de Conversa durante o pré-natal, no período pós-abortamento, no puerpério imediato, orientando a mulher sobre amamentação e vinculação com o bebê. As Doulas Voluntárias estarão diretamente subordinadas à Coordenação Técnica Operacional do Hospital Municipal Esaú Matos.

Advertisement