Limpeza pública: “Cata-Bagulho” recolhe cerca de 292 toneladas de lixo em 2018.

 

A população conquistense vem experimentando a transformação na limpeza e também na saúde pública de Vitória da Conquista. Um avanço decorrente da nova política implementada pelo Governo Municipal para aperfeiçoar a coleta de lixo foi a implantação da Operação ‘Cata-Bagulho’, que, há dois anos recolhe das ruas resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos e eletrodomésticos – objetos que não podem ser levados pelos veículos convencionais da coleta.

Só em 2018, aproximadamente 292 toneladas de lixo dessa natureza foram retiradas do município. E esse sucesso se deve há duas frentes de trabalho: educação e ação. Primeiro, os agentes ambientais divulgam o serviço em loco, através do carro de som, panfletos e divulgação corpo a corpo nas residências, orientando sobre a importância de manter sua casa limpa e livre de doenças como dengue, zika e chikungunya; nos períodos seguintes, outro grupo recolhe os “bagulhos” com o caminhão.

“O governo Herzem Gusmão tem um comprometimento com a limpeza pública e cada vez mais estamos deixando a cidade mais limpa. A gestão criou a Operação Cata-Bagulho para o recolhimento desses resíduos diretamente nas casas, com isso o município baixou o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti de 7,2% para 3%. ”, declarou o secretário de Serviços Públicos, José Marques.

É que os serviços de Educação Ambiental e Cata Bagulho chegam até os bairros com maior índice de infestação do Aedes Aegypti.“Com base nas informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação porAedes Aegypti) fazemos nossa programação semanal”, esclarece o coordenador municipal de Limpeza, Joaquim Ernesto. O responsável pela operação acrescenta: “Leva-se em consideração também os pedidos feitos pela comunidade, por meio da nossa central de atendimento”. O cidadão pode entrar em contato com o setor de Limpeza por meio do telefone (77) 3420-7008 e fazer sua solicitação.

Programação – Esta semana, a Operação Cata-Bagulho e Educação Ambiental está nos bairros Inocoop I e II. Já entre os dias 14 e 19 de Janeiro, os serviços serão realizados no loteamento Vila América. A operação Cata-Bagulho também possibilitou mais limpeza para o homem do campo , a exemplo de São João da Vitória, José Gonçalves, Inhobim, Lagoa de José Luís, Simão e outras localidades.

Advertisement