Sesab registra mais de 500 doações de órgãos e córnea em 2018.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 133 doações de múltiplos órgãos e 518 doações de córneas em 2018. Os dados superam os números de 2017, quando foram registradas 122 doações de múltiplos órgãos e 513 córneas.

As doações efetivadas em 2018 possibilitaram que fossem realizados 514 transplantes de córnea, 49 de fígado, 201 de rim, sendo 15 de doador vivo, dois de coração e 102 de medula óssea. Atualmente, 1688 pessoas estão em fila de espera por um transplante no Estado. A coordenadora do Sistema Estadual de Transplante, Rita de Cássia Pedrosa, revela estar muito otimista em relação ao aumento no número de doações esse ano.

Rita de Cássia afirma que a negativa familiar e o desconhecimento da sociedade sobre o processo de doação são alguns dos principais obstáculos para o aumento no número de transplantes. “Por não conhecerem como se dá a doação, muitas famílias negam, mas com o trabalho de conscientização que estamos desenvolvendo, conseguimos reduzir o índice de negativa de 70% para 54%”, sinaliza Rita de Cássia, acrescentando que somente no ano passado, foram capacitados mais de 180 médicos no interior do estado, para que atuem no acolhimento às famílias de potenciais doadores e, com isso, reduzir o número de negativas à doação. Até 2006, eram feitos apenas transplante de córnea, fígado e rim. Atualmente, além desses três, a Bahia tem equipes credenciadas para transplante de medula, pulmão e coração.

Advertisement