Transposição Segura planeja vistorias em viadutos, pontes e passarelas.

 

A Defesa Civil de Vitória da Conquista se reuniu na manhã desta sexta-feira (11) com entidades públicas e privadas das esferas municipais, estaduais e federais com o objetivo de tratar da Operação Transposição Segura que busca identificar e sanar desgastes estruturais de viadutos, pontes e passarelas do município.

Representando o prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), Paulo César Oliveira, comentou da atenção do Governo Municipal ao assunto: “Gostaria de parabenizar a Defesa Civil pela iniciativa de estar promovendo um evento com esse propósito. O gestor, com seu olhar atento, também tem nos sinalizado sobre locais que precisam de manutenção. Isso demostra a nossa responsabilidade em cuidar do patrimônio público e da segurança dos usuários de nossos equipamentos”.

Reunidos no auditório da Rede de Defesa e Atenção à Criança e ao Adolescente, os órgãos presentes também elaboraram uma agenda de vistorias preventivas e corretivas dos equipamentos. “A nossa missão é a prevenção, por isso estamos reunidos aqui para fazer este trabalho. Quando nos preparamos, enfrentamos ou minimizamos o problema e por isso precisamos de preparação”, declarou o coordenador municipal da Defesa Civil, Ubaldino Figueiredo.

A brigadista Elizane Portugal do 1º Grupamento de Brigadistas também ressaltou a importância da prevenção e do trabalho em conjunto para tal: “A Defesa Civil trata de vidas e é muito importante prevenir. E a prevenção não depende só de um órgão. Quando todos trabalham juntos o resultado evolui muito e a população só tem a ganhar”.

Colegiado – O representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), João Emerson de Souza, veio de Salvador para a reunião. Outra visitante foi a presidente do recém-criado Colegiado Independente de Coordenadores da Defesa Civil da Região Sudoeste, Jéssica da Silva. Ela explicou sobre a nova organização: “O colegiado é uma junção de todos os coordenadores dos municípios da região Sudoeste para que possamos cobrar demandas que não foram sanadas”.

Segundo a presidente, o cronograma de atendimento dos municípios mensal já foi montado, começando no dia 16. “A Defesa Civil é um órgão de bastante importância e o colegiado lutará para que os municípios sejam bem representados. Já temos projetos e esperamos bons resultados”.

Além dessas instituições, os seguintes órgãos participaram do encontro: 7º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Via Bahia, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), e equipe técnica da Defesa Civil municipal.

Advertisement