Curso de Doulas Voluntárias: inscrições seguem abertas até o dia 18

Já pensou se durante o trabalho de parto a gestante pudesse ter ao seu lado uma pessoa capacitada para oferecer todo suporte físico, emocional e informativo que necessita? É justamente esse o papel da doula que, com sua assistência, vai proporcionar para a paciente uma experiência de parto mais positiva possível.

Pensando em levar essa assistência humanizada a mais e mais mulheres atendidas no Hospital Municipal Esaú Matos é que a Fundação de Saúde está com inscrições abertas para a terceira turma do Curso de Doulas Voluntárias. As inscrições seguem abertas até sexta-feira (18) e podem ser feitas na recepção do ambulatório, das 10h às 12h e das 15h30 às 17h30.

Para participar da seleção, a mulher não precisa ter formação profissional na área de saúde. É necessário que ela se interesse pelo tema, tenha, no mínimo 18 anos, e afinidade com o trabalho voluntário ou comunitário. No ato da inscrição, além de preencher a ficha, ela deve apresentar original e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Certidão de Antecedentes Criminais.

A seleção será constituída por três etapas: avaliação das fichas de inscrição, entrevista em grupo (25/01) e entrevista individual (28/01). Todas as fases têm caráter classificatório e eliminatório e a divulgação do resultado de cada uma delas será realizada no Diário Oficial do Município e em lista fixadas na recepção do ambulatório.

O Curso de Formação de Doulas Voluntárias tem duração de oito meses, sendo que as participantes terão 56 horas de aulas teóricas, 8 horas de prática supervisionada e 168 horas de prática orientada. Ao final, a participante receberá um certificado com declaração de conclusão e estará apta a exercer a função de doula voluntária.

A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo de Apoio ao Parto Humanizado e à Maternidade Ativa – Cirandeiras.

Mais informações, acesse o Edital nº 001/2019 – FSVC.

 

Fonte: PMVC

Advertisement