Local de prova prática do Detran continua sem sanitários, assentos, água e cobertura; População reclama

Em Vitória da Conquista (BA) quem precisa fazer a prova prática para tirar a carteira de habilitação é submetido não apenas ao rigoroso teste de baliza, mas fica a mercê do sol, chuva, sem cadeiras para sentar e nem mesmo sanitários para as necessidades fisiológicas.

Há 02 anos, desde que a nova gestão da Prefeitura assumiu, uma das primeiras ações tomadas pelo então Secretário de Serviços Públicos e Transporte, Esmeraldino Correia, foi interditar o antigo local, no Bosque da Paquera e apressar a transferência para o espaço em frente ao Lomantão, sem a devida infra estrutura para as pessoas que aguardam sua vez de fazer a prova.

Para muitos alunos, principalmente as mulheres, a ausência de sanitários aumenta a tensão antes da prova.Para a dona de casa Luana Dark, o nervosismo típico que antecede a prova aumenta mais com a falta de banheiros  “Prejudica muito, pois a gente sempre fica nevoso, não tem como não ir no banheiro. Eu mesmo agora estou apertada. Às vezes a gente vai ali pedir para o segurança do Lomantão pra usar o banheiro do estádio, pede, mas nem sempre eles autorizam. Para nós mulheres é mais complicado, pois os homens qualquer cantinho eles se viram. Precisa de sanitário e cobertura também, porque a gente vem pra cá fazer teste, está chovendo e ficamos aqui, debaixo de chuva, debaixo de sol”, diz Luana.

O examinador de Trânsito Juarez diz que os alunos, que inclui mulheres gestantes, chegam as 6h30 da manhã e ficam até meio dia, sem assentos, sem banheiro, sem cobertura. “Há dois anos atrás o Secretário de Serviços Públicos da nova gestão mudou o exame de local dizendo que era para melhor atender os alunos, com assentos, sanitários, cobertura, etc, só que já tem dois anos e nada disso foi concretizado. Com a nova gestão da IV Ciretran, com a coordenadora Yara, ela procurou o administrador do Lomantão para que liberasse o sanitário, mas o novo secretário proibiu completamente. As auto escolas tinham se prontificado a se responsabilizar pela manutenção do sanitário. É uma falta de respeito”, relata Juarez.

Segundo o Coronel Serpa, da IV Ciretran, a prefeitura havia prometido dar todo o suporte de infra estrutura através das dependências do estádio Lomanto Júnior, mas esse acordo foi rescindido após queixas da administração do estádio de mau uso por parte do público. “Fomos surpreendidos com a suspensão de alguns acordos. Estamos retomando essa conversa com o nosso prefeito  acreditamos que seja restabelecido. Nós temos duas opções, reativar esse compromisso da prefeitura de permitir utilizar estes espaços do estádio de sanitários, água e acomodação ou se não, a gente efetuar uma construção ao lado, onde poderíamos colocar sanitários e uma infra estrutura para o nosso cidadão ser melhor acolhido, pois em períodos de sol e chuva ficam em situação degradável. Acreditamos que vamos resolver isso neste mês de janeiro”, explicou o Serpa.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Solicitamos uma entrevista com o novo Secretário de Serviços Públicos, mas não fomos atendidos. De acordo com informações passadas por telefone por uma jornalista da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o Detran e a Ciretran utilizam uma área pública e a prefeitura libera a autorização para a utilização da área, mas as demandas que atendem ao público que vai tirar a carteira tem que ser por conta de quem presta o serviço e não por quem está cedendo o espaço.

 

Fonte: Blog do Caique Santos

Advertisement