Simtrans amplia monitoramento por vídeo no centro.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a frota de veículos da cidade de Vitória da Conquista vem aumentando ano após ano. Afim de melhorar a qualidade do trânsito garantindo fluidez, ampliar a fiscalização na área central, além de fazer a coleta de dados estáticos do número de veículos que circulam todos os dias pelas vias, a partir dessa segunda-feira (14), o Simtrans está ampliando o serviço de fiscalização de trânsito por vídeomonitoramento.

Agora, passa a abranger os seguintes pontos do centro da cidade: Rua São Pedro, Rua Joaquim Nabuco, Rua Catão Ferraz, Rua Zeferino Correia, Rua Maximiliano Fernandes, Praça Barão do Rio Branco, Rua 2 de Julho, Rua Francisco Santos, Rua Monsenhor Olímpio, Praça da Bandeira, Av. Régis Pacheco, Av. Crescêncio Silveira, Rua Goés Calmon e Av. São Geraldo.

Durante 15 dias, as câmeras serão utilizadas apenas de forma educativa. A tecnologia foi implantada com base em um projeto-piloto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)/Simtrans. Desde julho do ano passado, as câmeras de vídeomonitoramento já vêm registrando as infrações na área próxima ao prédio da Prefeitura Municipal.

A fiscalização por meio de câmeras está permitida desde 2015, por meio da resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O videomonitoramento para controle do trânsito e para aumentar a segurança dos usuários das vias tem conquistado cada vez mais espaço já ocorrendo em várias cidades brasileiras; apesar do auxílio da tecnologia, o trabalho dos agentes de trânsito nas ruas da cidade continua normalmente.

Advertisement