“A Voz do Muro” homenageia personagens da cultura conquistense.


Painel em homenagem a Zélia Saldanha, na UESB

Uma das características das artes urbanas, como o grafite, é que elas são perenes, vão se desfazendo com o tempo. Mesmo assim, um painel colorido no meio da cidade transforma a paisagem e impressiona quem passa por ele. De abril de 2017 até o final do ano passado, Vitória da Conquista ganhou 10 painéis assinados pelo grafiteiro Tiano Vilarino, por meio do projeto “A Voz do Muro”.

Os painéis retratam personagens que fizeram parte da cultura da cidade e contribuíram, da sua forma, com a promoção das artes, em suas diversas linguagens. “Essas pessoas escolhidas pela curadoria do projeto levavam o nome de Vitória da Conquista por onde passavam e deixaram seu legado e seu exemplo para a cidade. A homenagem, por meio do grafite, é mais que merecida”, afirma a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha.

Nomes como a escritora Lêda Nova, a baiana de acarajé Dona Dió, o escultor Cajaíba e o pintor J. Murilo foram homenageados. “Passei a conhecer outros artistas, a vida, a história, o contexto deles. Fazer esse tipo de trabalho, de artista para artista, é muito gratificante. Isso também enriquece o meu trabalho, pois tenho que fazer um estudo mais avançado de técnicas, por exemplo”, declarou Tiano, quando estava finalizando o painel de Altino Araújo.


Na Feirinha do Alto Maron, painel de J. Murilo

O último painel desta etapa do projeto, pintado no final de dezembro, homenageou a professora e escritora Zélia Saldanha, dentro do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Falecida em 2000, ela foi uma das primeiras professoras do ensino superior na cidade e incentivadora da arte-literária, tanto que seu nome é dado ao concurso literário que publica novos autores, promovido pela universidade.

A Voz do Muro tem entre seus objetivos dar mais visibilidade aos artistas do grafite e revitalizar espaços públicos e construções históricas, homenageando personalidades conquistenses, para que possam ser lembradas diariamente por quem transitar por Conquista. A expectativa é que uma nova etapa do projeto aconteça em 2019.

O projeto “A Voz do Muro” é realizado com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Governo do Estado.

Saiba os locais onde estão os painéis:

J. Murilo – Feirinha do Alto Maron
Cajaíba – Av. Integração (Próximo a Av. Brumado)
Dona Dió – Rua Coronel Gugé (Esquina da Trav. Zumiro Nunes)
Geraldo Sol – Praça Guadalajara (Centro de Cultura)
Miguel Côrtes – Praça João Gonçalves (em frente à Cotefave)
Altino Araújo – Praça Sá Barreto (Antigo Clube Social)
Lêda Nova – Ibirapuera (Escola Municipal Profª Ridalva Correa)
Jorge Melquisedeque – Inocoop (Colégio Modelo)
Paulo Mascena – Praça Guadalajara (Escola Normal)
Zélia Saldanha – UESB (Biblioteca).Lêda Nova ilustra muro de escola municipal.

Advertisement