Marcus Vinicius Rodrigues é nomeado presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem

O ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marcus Vinicius Rodrigues foi nomeado, nesta terça-feira (22), como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O órgão, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Rodrigues substitui Maria Inês Fini, que ocupava a presidência do Inep desde 2016.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e assinada por ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Currículo

De acordo com o currículo registrado no sistema Lattes, Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues é executivo, consultor organizacional, palestrante, professor em cursos de pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado) e escritor.

É bacharel em engenharia elétrica e eletrônica pela Universidade Federal do Ceará. Em seguida, cursou MBA em administração de empresas na Universidade Corporativa dos Correios. Depois, Rodrigues seguiu para a pós-graduação stricto sensu – tornou-se mestre também em administração (UFMG) e doutor em engenharia de produção (UFRJ).

Até assumir o cargo no Inep, ele era professor adjunto na Fundação Getúlio Vargas e docente visitante no Instituto Universitário de Lisboa.

Resultado do Enem

A partir desta terça (22), os participantes do Enem poderão usar a nota do exame para concorrer a vagas em 129 universidades inscritas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo termina na sexta-feira (25).

Também é possível ingressar, com a nota do exame, em instituições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e em outras 37 universidades de Portugal.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o “gao kao”, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Mudanças no exame

Em novembro de 2018, já como presidente eleito, Bolsonaro afirmou que, a partir deste ano, ele terá acesso ao conteúdo da prova do Enem antes de o exame ser aplicado.

Na ocasião,disse ter tomado a decisão porque o Enem de 2018 abordou o “pajubá”, conjunto de expressões associadas aos gays e aos travestis.

“Esta prova do Enem — vão falar que eu estou implicando, pelo amor de Deus —, este tema da linguagem particular daquelas pessoas, o que temos a ver com isso, meu Deus do céu? Quando a gente vai ver a tradução daquelas palavras, um absurdo, um absurdo! Vai obrigar a molecada a se interessar por isso agora para o Enem do ano que vem?”, indagou Bolsonaro na ocasião.

“Podem ter certeza e ficar tranquilos. Não vai ter questão desta forma ano que vem, porque nós vamos tomar conhecimento da prova antes. Não vai ter isso daí”, acrescentou.

Fonte: G1

Advertisement