Em reunião com Herzem Gusmão, Bahiagás pretende fornecer gás natural por Gasoduto Móvel.

Vitória da Conquista é, proporcionalmente, o segundo município mais industrializado da Bahia, ficando atrás apenas de Camaçari. Além disso, possui a 3ª maior frota de veículos do Estado.

Sonho de diversos setores econômicos de Conquista, o gás natural já atende a municípios de menor porte, como Itabuna e Ilhéus. Atende também a Feira de Santana. Residências, industrias e veículos tem acesso ao gás que é mais barato e menos poluente.

Na tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Herzem Gusmão recebeu membros da Companhia de Gás da Bahia, a Bahiagás, para dialogar sobre as possibilidades de vinda do gás natural para Vitória da Conquista. O presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, foi recebido no Gabinete da Zona Oeste; juntamente com Horácio Andrés, vice-presidente da Galileo Technologies, empresa argentina que atua em conjunto com a companhia baiana.

A Bahiagás está construindo na região o Gasoduto Sudoeste, com 300 quilômetros de extensão. O duto passará por 12 municípios, dentre eles, Ipiaú, Jequié e Brumado. Como Vitória da Conquista não está na rota do equipamento, a ideia da Companhia é trazer para a cidade um método alternativo de transporte e processamento do gás natural: pela malha rodoviária, assim como já foi proposto para o município de Porto Seguro, dias atrás.

O presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, conta que isso seria possível com a construção de uma rede local. “Essa rede local é alimentada não por um duto de distribuição, imediatamente, mas por uma operação de gás liquefeito: se submete o gás a baixas temperaturas, transportamos em seu estado líquido, e regaseificamos ele na rede local”, explica.

Para ele, isso irá trazer a cultura de consumo do gás natural na cidade e fortalecer o mercado. “Nós temos a certeza de que Conquista poderá ganhar o protagonismo, montando um modelo ainda inédito no Brasil, tendo possibilidade de atendimento mais rápido e mais eficiente”, completa.

O prefeito Herzem Gusmão lembra que essas discussões tiveram início em 2017, quando ele se reuniu com representantes da Galileo Technologies para discutir essas possibilidades. Desde então, o Governo Municipal tem se disponibilizado a colaborar com a ação. “O importante é que Conquista terá aqui a chegada do gás natural, através de uma estação, é o suficiente para que Conquista seja contemplada”, afirma.

Nesta quinta-feira (31), o prefeito participará de um encontro promovido pela Bahiagás, juntamente com autoridades públicas, empresários e investidores do município, para discutir a viabilidade técnica dessa obra. A reunião acontecerá no auditório da Fainor, às 9h.

Advertisement