Municípios baianos já podem aderir ao Programa Saúde na Escola

Os municípios têm até o dia 15 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola (PSE) a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE).

A inscrição deve ser feita pelos gestores responsáveis pelas secretarias municipais de Educação, por meio do endereço https://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/pse/relatorio. Eles indicarão as escolas para a participação, seguindo critérios contidos no manual. O programa nacional, promovido na Bahia pela Secretaria da Educação do Estado, tem duração de 24 meses e vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal).

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa, destaca a importância do projeto como política pública para os municípios. “Essa adesão é o primeiro passo para que possamos intensificar as práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças, adolescentes, jovens e adultos, sendo a escola um espaço ideal para esse trabalho. Ano passado, tivemos 100% de adesão dos municípios, com 11.217 escolas compactuadas, destas 602 estaduais”.

Política intersetorial, o Programa Saúde na Escola tem como objetivo principal a atenção integral à saúde dos estudantes da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement