Diêgo Gomes assume Secom e Cel Esmeraldino Correia a Smed

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (01), a passagem de comando da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), conforme a publicação do Diário Oficial do Municipal, Decretos nº 19.152 e 19.155. A jornalista Luciane Macário Silva, Lú Macário, deixa a pasta a pedido e assume a Secom, o jornalista e advogado Diêgo Gomes, que também acumula a pasta de Transparência e do Controle.

Em suas palavras de despedida, Lú Macário, agradeceu o trabalho, a confiança e o empenho da equipe. “Foram dois anos de trabalho na Secom, de início como Coordenadora e depois como Secretária”. Para ela o trabalho foi intenso e vitorioso e concluiu elogiando a pessoa, o caráter e a capacidade que Diêgo tem para desenvolver na Secom.

O novo secretário, Diêgo Gomes, agradeceu as palavras de Lú Macário e também parabenizou o trabalho desenvolvido pela antecessora. Diêgo também acredita vai desenvolver um bom trabalho. “Agradeço ao prefeito a oportunidade. É um desafio as duas secretarias e estaremos focados nas atribuições”, finalizou.

Smed – À tarde foi à vez da troca de comando na secretaria de Educação (Smed). A Professora Selma Maria de Oliveira Silva pediu exoneração da titularidade da pasta, assim como a Professora Dilvane Chagas, que deixa de ser a secretária adjunta. Quem assumiu a Smed foi o Cel. Esmeraldino Correia Santos.

A Professora Selma de Oliveira disse que é um momento de despedida, “mas temos o sentimento de missão cumprida, tanto em 2017 como subsecretária, e no ano de 2018 enquanto a frente da Smed que conseguimos avançar de forma extraordinária”. Enfatizou já ter alicerçado a proposta do Educar para Valer, da fundação Lemann, “e tornar a Smed um caminho viável para a construção de uma educação de qualidade”. Agradeceu a oportunidade e confiança depositadas nela pelo Prefeito Herzem Gusmão e elogiou toda a equipe de trabalho. Destacou os avanços na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Um trabalho desse porte envolve muitas mãos e para a nossa rede que no ano de 2018 contou 42.564 alunos é algo extremamente significativo”.

A Professora Dilvane Chagas teve a vida envolvida com a educação. Depois de mais trinta anos no magistério estadual, aceitou o desafio de trabalhar na educação municipal. Afirmou que passou por um período de adaptação por ser outra rede, mas destacou o apoio que teve dos funcionários da Smed. Também destacou a parceria feita com a proposta Educar pra Valer, da Fundação Lemann e aconselhou o Cel Esmeraldino, novo secretário. “Educação não é 99%. Tudo tem que estar 100% no processo”.

O Prefeito Herzem Gusmão Pereira afirmou que ambas “foram eficientes e zelosas. São talentosas. Duas professoras respeitadíssimas junto a cidade, a sociedade, e cumpriram o papel de forma extraordinária”. Acrescentou que “estamos com o projeto pedagógico de Sobral, patrocinado pela fundação Lemann, e no momento em que você está mudando uma gestão, nós não iremos alterar nada do projeto Educar pra Valer. Esse é o nosso norte para que a gente possa transformar a educação”. Sobre a indicação do novo secretário, o prefeito declarou que o Cel Esmeraldino “sempre foi um homem dedicado a educação. Ele foi candidato a prefeito em 2008 e vibrava quando falava em educação e estou confiante que ele fará um grande trabalho”.

O Cel. Esmeraldino destacou a atuação do Prefeito Herzem na área da educação. “Como comunicador social e depois como deputado trazendo o assunto para debate e agora como prefeito, está mudando a realidade da educação em Conquista”. Acrescentou que o Ideb em nossa cidade está crescente e que há desafios. “Estamos aqui chegando para compor uma equipe de trabalho, de decência, de flexibilidade, de diálogo e de respeito. E educação é um grande desafio, mas é a ponte das transformações, por ela que tudo acontece”, concluiu.

Advertisement