Coelba investe R$ 8,5 milhões em nova tecnologia na rede elétrica de Vitória da Conquista

A Coelba, empresa do grupo Neoenergia, está utilizando uma nova tecnologia na rede elétrica de Vitória da Conquista. O sistema de Automação Inteligente de Redes (AIR) entrou em operação no mês de dezembro, beneficiando mais de 135 mil clientes.

O novo sistema minimiza a interrupção de energia, em casos dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores caem sobre a fiação. Situações como essa, em que se levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento da rede por uma equipe técnica – podem ser resolvidas em apenas 80 segundos de forma automática.

Para a implementação da tecnologia, a companhia investiu cerca R$ 8,5 milhões com a instalação de 142 equipamentos de rede de distribuição e 22 alimentadores de subestações da região, além de R$1,4 milhão para a melhoria do sistema de telecomunicações, onde a maioria dos equipamentos se comunica via rede própria de rádio.

O sistema de automação vai melhorar a confiabilidade e garantir que o Centro de Operações da empresa, localizado no edifício sede, em Salvador, tenha informação com mais agilidade, além de permitir que as equipes de atendimento consigam localizar mais rapidamente as causas dos defeitos.

“O ano de 2018 foi de grandes inovações para a Coelba, com a instalação de Redes Inteligentes. Além do sistema AIR, a tecnologia de recomposição automática do sistema (self-healing) está sendo implantada em diversas cidades no interior da Bahia com o objetivo de aumentar a qualidade do fornecimento de energia para o cliente”, comenta Emanuel Barbosa, gerente de Automação de Rede da Neoenergia.

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

 

Fonte: Blog do Caique Santos

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