Secretaria de Saúde implanta Câmara Técnica de Investigação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou esta semana a primeira reunião da Câmara Técnica de Investigação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O encontro serviu para apresentar a composição, os objetivos, a definição da coordenação, dentre outras pactuações referentes à câmara.

A reunião aconteceu no Pólo de Educação Permanente em Saúde e contou com a presença da Diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Ferraz, além dos membros titulares e suplentes da Câmara Técnica.

A referida Câmara foi instituída a partir de uma Portaria Municipal (039/2018). Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, a iniciativa tem importantes contribuições para o setor no município. “Este equipamento vem para contribuir com a investigação da transmissão vertical destas doenças e agravos. O principal objetivo disso é traçar as suas causas evitáveis e traçar estratégias de combate das mesmas”, afirmou.

O que é – A transmissão vertical do HIV, da sífils e das hepatites virais pode acontecer ainda durante a gravidez, no parto e na amamentação. Segundo o Ministério da Saúde, todas as gestantes e suas parcerias sexuais devem ser investigadas para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e receber informações sobre prevenção da transmissão para a criança. O diagnóstico precoce e a atenção adequada no pré-natal reduzem os riscos.

Advertisement