Embasa diz que queda no nível da Barragem de Água Fria II é preocupante.

Não é oficial, mas o alerta para um possível racionamento de água em Vitória da Conquista já está ligado. Em diversos bairros da cidade e zona rural, moradores5 relatam que chegam a ficar 5 a 6 dias sem água por semana. “É um absurdo a gente ficar 5 dias sem água, á água vem fraquinha, cai lá na parte de baixo, na parte de cima não cai e eu, com criança aqui, fica difícil, porque tem que pagar, porque a conta vem, a água nada, queixa-se a dona de casa Sirlene Caetité, moradora de uma bairro periférico.

A Embasa diz que “um aumento exagerado do consumo” seria um dos motivos da escassez. “Nós estamos com alguns problemas localizados na distribuição de Conquista, decorrentes de algumas paradas não programadas pra manutenção do sistema. Com a elevação das temperaturas, houve um aumento exagerado do consumo e alguns pontos da cidade sentem esse aumento do consumo por parte da população”, disse o gerente regional da EMBASA, André Ribeiro.

A falta de chuvas, evaporação e até as ligações de água6 clandestinas também são fatores apontados para o agravamento da situação, que já preocupa a Embasa. “É preocupante no momento, porque o volume dos rios que contribuem para a barragem, que são os rios Monos, Água Fria e Catolé, o volume que está sendo reposto tem sido menor que o volume que nós estamos tirando para distribuir na cidade e ainda temos a evaporação ao longo do espelho d´água da barragem, que é grande por conta do calor.

A Embasa afirma que não houve redução no abastecimento, mas sim um aumento de 47.000 metros cúbicos por dia para 51.000. O principal reservatório de água que abastece Vitória da Conquista e Belo Campo opera no momento com 80% da sua capacidade e está com o volume de água em queda desde o início de dezembro do ano passado, marcando 1 metro e 39 centímetros abaixo do vertedouro. Já é possível ver pequenas ilhas se formando ao longo da barragem.

Informações: Blog do Caique Santos

Advertisement