Precaução também é segurança! Confira dicas para evitar incêndios

Precaver incêndios é tão importante quanto apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.

Dessa forma, é essencial que todos estejam atentos a fim de evitar qualquer tipo de acidente, a exemplo dos incêndios. Para isso, existem algumas medidas de segurança simples, porém extremamente valiosas que você pode adotar agora mesmo. Confira algumas dicas passadas pelo Corpo de Bombeiros para a equipe do Jornal A Tarde, de como evitar incêndios:

1. O ideal é que não se una, todas as tomadas em um único plug. Quanto mais aparelhos ligados na mesma tomada, maiores os riscos de curto circuito. E lembre-se sempre: fios desencapados devem ser isolados e, de preferência, substituídos imediatamente.

2. Para quem fuma, essa dica é essencial, evite utilizar o cinzeiro como lixo. Mesmo que apagadas, bitucas não combinam com o que vai encontrar no lixo podendo gerar fogo e dar início a um incêndio. Uma boa dica é colocar areia dentro dos cinzeiros.

3. Mantenha o local onde está sempre limpo. A acumulação de objetos, como sujeiras e entulho, cria um ambiente propício para começar incêndios.

4. Ja para os donos e trabalhadores de indústrias, a dica é sempre fazer a manutenção preventiva e manter o maquinário em bom funcionamento. Isso impede que os equipamentos superaqueçam e façam faíscas.

5.Não é legal armazenar materiais e equipamentos na frente de painéis elétricos e de controle. O acesso a essas áreas deve ficar sempre livre, pois ao menor sinal de fumaça ou faíscas, você pode precisar desligar a energia ou algum outro equipamento.

6. Todos os extintores, mangueiras e hidrantes devem ter manutenção com regularidade.

7. Sempre que for viajar é aconselhável que tire todos os aparelhos da tomada.

Além destas, não podemos esquecer de sempre manter por perto o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193, que deve ser imediatamente acionado para esse tipo de ocorrência.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement