Projeto de Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis seleciona participantes no bairro Panorama

Dando inicio as atividades do projeto “Prevenção de Doenças e agravos não Transmissíveis (DANTs), a Unidade Básica de Saúde do Panorama estará realizando, durante todo este mês, uma triagem dos pacientes que tenham problemas de síndrome metabólica, que envolve casos como obesidade, hipertensão e diabetes.

O DANTs enxerga o paciente de forma holística e desenvolve-se através de consultas nutricionais detalhadas. A partir de exames, um plano alimentar será traçado individualmente e o paciente será acompanhado. Além das consultas individuais, os participantes participam de encontros em grupo com atividades educativas, oficinas de culinária e atividades físicas orientadas por educador físico. Além disso, realizam todos os exames laboratoriais e recebem os encaminhamentos necessários.

A Unidade de Saúde do Panorama é mais uma que passa a fazer parte do projeto, que já existe nas unidades Dr. Hugo de Castro Lima (Guarani), Vila América, Dr. João Mello Filho (Ibirapuera) e Dr. Ademário Silva Santos (B. Brasil).

A síndrome metabólica – Este é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de riscos cardiovasculares. Os parâmetros utilizados pelo Projeto DANTs seguem a definição do National Cholesterol Education Program (NCEP-ATP III), amplamente usado na prática clínica e em estudos epidemiológicos. Com base nesta diretriz, a síndrome metabólica é identificada pela alteração de três ou mais dos seguintes componentes: obesidade na circunferência abdominal, triglicerídeos, HDL colesterol, pressão arterial e glicemia de jejum.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement