Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista acompanhou 98% dos beneficiários que recebem Bolsa Família.

Segundo o relatório nacional do Programa Bolsa Família, o município de Vitória da Conquista atingiu 98,29% de cobertura na condicionalidade saúde para os beneficiários do programa. Este número está acima dos dados da Bahia que atingiu um percentual de 78,89% e do Brasil que foi de 75,55%. A informação se refere ao acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde às famílias que são beneficiárias e possuem gestantes, nutrizes (mulher amamentando), mulheres em idade fértil e crianças menores de sete anos.

As condicionalidades são uma das ferramentas usadas pelo poder público para identificar as vulnerabilidades sociais e melhorar a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população. Levar a criança ao posto de saúde para tomar vacina e avaliar seu crescimento é um dos principais compromissos dos beneficiários do Bolsa Família.

“Nós encaminhamos para Saúde a lista com os beneficiários que estão dentro do perfil de acompanhamento para que eles possam informar no sistema o cumprimento de suas obrigações. Com os dados da Saúde e também da Educação, o Governo Federal pode suspender o benefício daquela família que não estiver em dia com seus compromissos”, informou a coordenadora do Cadastro Único e gestora do Bolsa Família, Luiza Ariana Ferraz.

Com as informações do Bolsa Família, a Saúde por meio dos postos de saúde verificam junto a essas famílias o cartão de vacinação, peso e altura das crianças menores de sete anos, o pré-natal da gestante, se a mulher está amamentando e se as mulheres em idade fértil estão grávidas. “Durante todo ano fazemos esta verificação e alimentamos o sistema de informação do Bolsa Família para que o Governo Federal possa suspender aqueles beneficiários que não estão cumprindo com as exigências do programa”, ressaltou a coordenadora de Vigilância Nutricional, Jaqueline.

Atualmente, em Vitória da Conquista, uma média de 21 mil famílias recebem o beneficio. Em 2018 a saúde acompanhou 44.646 pessoas do total de 45.419 pessoas informadas pelo programa. Com este dado chegou quase que a totalidade do acompanhamento.

Segundo Jaqueline isto é fruto do compromisso tantos da equipe do Bolsa Família quanto das unidades de saúde que entendem a importância deste benefício para população. “Para alcançarmos este dado, nós informamos as unidade de saúde o quantitativo de pessoas a serem acompanhadas e aquelas que por algum motivo não compareceram nas unidades. Nós realizamos a busca ativa. Além disso, realizamos ações a cada dois meses nos condomínios Minha Casa Minha Vida e também fazemos o dia “D” da Chamada Nutricional nas unidades de saúde”, explicou Jaqueline.

Além de cumprir com as condicionalidades os beneficiários devem manter o seu cadastro atualizado, para isso, devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Juracy Magalhães, n° 182, bairro Jurema. O telefone para contato é (77) 3429-9437.

Advertisement